08/05 - Dia Do Profissional de Marketing - Saiba Mais Sobre Essa Profissão!

Você sabe o que o profissional de marketing faz?

Ele trabalha utilizando o marketing como uma estratégia empresarial para melhorar os lucros de uma empresa por meio da elaboração e acompanhamento de estudos de público alvo e campanhas publicitárias de mercadorias ou serviços, de acordo com as necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisas de mercado, design, publicidade, atendimentos pós-venda etc.marketing-strategy

Em homenagem aos profissionais da área de marketing, explicamos abaixo alguns tipos de marketing tradicionais e outros que estão em evidência nos últimos tempos.

1) Neuromarketing – une o marketing e a ciência para entender o comportamento do consumidor, trabalhando com pesquisas científicas sobre o funcionamento cerebral para entender os desejos, impulsos e motivações que levam as pessoas a consumir e utilizá-las para ser mais assertivo com o público alvo.

2) Marketing de afiliados – quando há uma parceria entre sites, que envia clientes ao seu e-commerce através de banners e/ou links comissionados.

3) E-mail marketing – envio de e-mails relacionados a produtos ou serviços oferecidos pela empresa, para clientes através de sua base de dados de usuários própria ou contratada (listas de e-mails).e-mail-mkt

4) Remarketing – anúncios direcionados de acordo com o comportamento do usuário.

5) Marketing de conteúdo – também conhecido como Inbound Marketing, são postagens com conteúdo útil para o usuário.

6) Marketing de nicho – visa atender segmentos de mercado específicos, muito indicado para empresas com produtos diferenciados e é tipicamente usado por empresas novas.

7) Marketing Digital – estratégias que as empresas utilizam para divulgar sua marca ou empresa através da internet, atualmente com foco em Inbound Marketing (marketing de conteúdo, por exemplo, Blogs), SEO (ranqueamento nos sites de buscas através de palavras chaves), redes sociais, aplicativos, entre outros. É um meio de se conectar com os clientes de forma direta e eficiente. Este tipo de marketing é o carro chefe da Elefante Verde, saiba mais sobre clicando AQUI!!!

digital-marketing

8) Inbound marketing – atrair o cliente para empresas através da geração de benefícios, normalmente associado a conteúdo.

9) In-game marketing – anúncios e promoções para divulgação de empresas e produtos dentro de jogos.

10) Marketing integrado – integração e coordenação da estratégia da empresa em diversos canais e veículos.marketing-strategy (1)

11) Telemarketing – Contato da empresa diretamente com o cliente, através do telefone.

12) Geomarketing – direcionamento de anúncios de acordo com a posição geográfica do usuário.

13) Marketing de guerrilha – marketing de baixo orçamento com alto impacto, geralmente bem fora do convencional.

14) Mobile marketing – marketing desenvolvido para *devices *(aparelhos eletrônicos móveis, como celulares e tablets).Internet Marketing

15)  Data-base marketing – usar bases de dados, como softwares de CRM (Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente) a fim de desenvolver campanhas publicitárias.

16) Marketing de produto – marketing com foco na divulgação de um produto em particular, principalmente para lançamentos de novos produtos ou anúncio de modificações e/ou atualizações de produtos já consolidados no mercado (exemplo: marketing da Apple para o IPhone).

17)  Marketing de serviços – características particulares da venda de serviços.

18)  Marketing ambiental – promover produtos que são ecologicamente corretos.

19)  Marketing de relacionamento – construir relacionamentos de longo prazo com os clientes.

insights-dados-coletados-2

20)  Marketing direto – marketing direcionado a um público específico sem usar a mídia, normalmente feito através de mala direta.

21)  Search (engine) marketing (SEO) – estratégias para promover sua empresa em mecanismos de busca como Google, Bing, etc.

22)  Buzz marketing – induzir as pessoas a falarem do seu produto. É um tipo de marketing muito similar ao viral.

23)  Marketing esportivo – associar a marca de uma empresa a eventos esportivos, tais como corridas, campeonatos, etc.

24)* Marketing interno* – marketing focado para os próprios funcionários da empresa com intuito de motivação ou treinamento.

post-marketing