2015: Hora da retomada.

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Salve galera, tudo bem?

Primeiramente, quero desejar um ótimo 2015 a todos os leitores que acompanham meu blog.

Vamos começar o ano falando de um assunto que mexe bastante com o nosso corpo. Quem tirou aquelas merecidas férias neste final de ano ou em Janeiro, deve se “antenar” no primeiro post de 2015. Sem mais delongas, quem gosta de academia é hora de voltar a malhar! Mas vamos voltar aos poucos.

Vou passar algumas dicas, conhecimentos e sugestões para que você, amigo leitor, não seja surpreendido com lesões no início deste novo ano, já que o nosso corpo, com a ausência de exercícios, acaba perdendo condicionamento cardiorrespiratório, massa magra, flexibilidade e resistência.

Vamos começar! Se nabicicleta, você utilizava a velocidade 6, baixe para 4 ou 5; com as cargas a mesma coisa. Diminua de 10% a 20% do peso, para evitar dores musculares. Na segunda semana, amplie gradativamente a intensidade dos treinos, aumentando a velocidade, de acordo com a “resposta” que o seu corpo oferece para o exercício, para que na terceira semana, você possa retomar seu ritmo habitual.

Em relação à* esteira, se estiver acostumado a correr uma hora, três ou quatro vezes por semana, corra de 30 a 35 minutos no máximo, porém, com uma velocidade 20% a 30% inferior, retomando gradativamente, ao longo dos dias, a sua série normal. Depois daquela *bicicleta e de uma bela corrida é hora de voltar a “pegar no pesado”. Porém, é preciso reduzir o volume e a intensidade do seu treinamento, diminuindo séries e cargas na musculação, além do tempo de descanso entre uma série e outra que deve ser aumentado.

Por exemplo, se você realiza um treino com 4 séries de 12 repetições, retome a primeira semana com 2 séries de 12 repetições e reduza em torno de 20% a 30% as cargas. Na semana seguinte, aumente para 3 séries de 12 repetições, ainda com a carga reduzida.

Se ao final da semana, você não estiver sentindo cansaço, nem dores musculares, eleve um pouco mais a carga na terceira semana, retomando as suas antigas cargas e repetições, por volta da quarta semana em diante. Quero lembrar você, caro leitor, que cada caso é um caso, e cada corpo responde de maneira diferente aos estímulos das atividades físicas. Aqui, postei algumas dicas e sugestões que devem ser alinhadas com seu treinador, por isso, converse com ele sobre o período em que esteve fora, e se realizou alguma atividade durante as férias.

Espero que tenha gostado e vamos nessa que 2015 já começou! Abraços.

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