23 praias?só pra você!!!

Praia da PontinhaPraia da Pontinha

 

É isto mesmo. Se você está em Araruama para o carnaval ou para fugir dele, não perca a chance de aproveitar uma de suas 23 praias. Em termos de quantidade, Araruama é a segunda cidade com mais praias no estado Rio de Janeiro (só perde para Angra dos Reis). E com tantas opções, há qualidade e variedade de passeios, atrações e esportes para todos os gostos. Se você está preocupado com a qualidade da água, saiba que a balneabilidade das praias lacustres (às margens da Lagoa de Araruama) vem melhorando nos últimos anos, o que é comprovado pelo monitoramento do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea) em *21 pontos *ao redor da Lagoa. Você pode (e deve) consultar o boletim do Inea para Araruama. A edição do dia 10/02/2015 está disponível nesse link.

13 das 18 praias lacustres da cidade estão localizadas na margem norte da Lagoa de Araruama e são acessíveis a partir da Rodovia Amaral Peixoto, começando pela pouca conhecida Praia Seca (que não está no distrito do mesmo nome) e seguindo desde à Praia do Areal até a Praia de Bananeiras. Algumas dessas praias são:

Praia da Pontinha: um dos paraísos do kitesurf na cidade.

Praia de Bananeiras: águas tranquilas animadas pelo* bar GLS Quiosque das Meninas.*

Praia do Lake View: localizada no condomínio do mesmo nome, outro point ideal para a prática do kitesurf, com uma escolinha do esporte para crianças.

Praia do Gavião, Lagoa de AraruamaPraia do Gavião, Lagoa de Araruama

 

A Cancún brasileira

Dez praias de Araruama estão no distrito de Praia Seca, localizado na Restinga de Massambaba, uma estreita faixa de terra de 12 km entre a Lagoa de Araruama e o Oceano Atlântico. Cinco praias estão na margem sul da Lagoa. As outras cinco são oceânicas e se estendem ao longo da restinga, entre os municípios de Saquarema e Arraial do Cabo (o principal acesso tanto às praias lacustres quanto às praias oceânicas é a Estrada de Praia Seca, que corta a Restinga).

Além de ter algumas das melhores raias para esportes náuticos e à vela do mundo em suas praias lacustres, Araruama pode se orgulhar de suas praias oceânicas de areia cristalina, ótimas para a prática do surf e do mergulho. A beleza de Praia Seca lhe valeu o apelido de Cancún brasileira, em referência à cidade mexicana que alterna praias de águas calmas com praias oceânicas e que se tornou um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Entre as principais praias da região estão:

Praia do Perauaçu (lacustre): clima de aventura à procura da antiga Ponte do Perauaçu em ruínas.

Praia do Tomé (lacustre): 2,5 km de areia branca, conchas e águas calmas perfeitas para SUP, kitesurf e windsurfe.

Praia do Pontal (oceânica): prática de* surf* e pesca de linha.

Praia do Vargas *(oceânica): *dunas de areia branca ideais para passeios de bugre.

Praia *da Pernambuca (oceânica): ou Ponto Final (a última praia de Araruama antes da cidade de Arraial do Cabo), considerada *uma das mais bonitas.

A lista completa das praias, com a localização, está disponível no Guia do Elefante Verde de Araruama.