28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntariado - Ser voluntário faz bem em dose dupla!

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Voluntário!

Santa Casa de Misericórdia de SantosSanta Casa de Misericórdia de Santos

Você sabia que a prática do voluntariado no Brasil é muito antiga? As primeiras informações sobre trabalho voluntário no país surgiram com a criação da Santa Casa de Misericórdia, na Vila de Santos, em 1543. Neste princípio o trabalho era feito apenas por mulheres, que eram conhecidas como Damas Caridosas.

Ainda que a prática seja antiga no país, foi somente nos anos 90 que o trabalho voluntário tomou força no Brasil, com a criação dos primeiros Centros de Voluntários (CV´s) do país, através do “Programa de Estímulo ao Trabalho Voluntário no Brasil” (idealizado pela Fundação Abrinq juntamente com o Conselho Comunidade Solidária), com o objetivo de promover, conscientizar e estimular o voluntariado. Atualmente quase todas as capitais do país possuem CV´s, que trabalham na captação e capacitação de entidades e pessoas para a prática do trabalho voluntário.

voluntarios030832

Apesar do avanço do trabalho voluntário no país, o Brasil ainda tem muito para evoluir nesta prática. Aqui, diferentemente de outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, o voluntariado ainda possui um caráter mais voltado à filantropia (caridade) do que a uma ação de cidadania, de consciência social, e é necessário mudar esse cenário para que o voluntariado tenha maior alcance!

E hoje, nós do Elefante Verde Vila Prudente, queremos ajudar você, que quer fazer a diferença no mundo e tem vontade de ser voluntário, a saber por onde começar!

Você sabia que você pode encontrar Organizações Sociais*próximas de você* de maneira bem fácil?!

É só acessar este link do Centro de Voluntariado de São Paulo e conferir: http://www.voluntariado.org.br/cvsp/organizacoessociais/buscacep.asp?cep=&paginacao=4&tipobusca=1&categoria=&subcategoria=&acao=buscar

Neste site você pode buscar pelo seu CEP os lugares mais próximos que oferecem a oportunidade de você trabalhar como voluntário ou pelo nome de uma organização específica que você deseja ser voluntário, e ainda filtrar a área de atuação da organização, para qual público o trabalho é direcionado (adultos, crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, etc), escolher o tipo de atividade que você quer realizar e também  saber se você pode atuar como voluntário apenas de forma presencial ou também à distância! Ou seja: há trabalho voluntário para todos os gostos e possibilidades!

doe-alegria-300x291

E o que você ganha sendo voluntário?

  •     Se desenvolve pessoal e profissionalmente;

  •     Faz descobertas de novos caminhos e possibilidades;

  •   Melhora seu relacionamento com as pessoas e aumenta o seu círculo de amizades;

  •     Aprende a trabalhar em equipe;

  •    Melhora a sua qualidade de vida e também a dos que você ajuda!

  •   Ajuda a construir uma sociedade melhor e mais justa, diminuindo os problemas sociais.

volunteers

Veja abaixo dois exemplos de lugares da região (entre muitos outros!) que oferecem oportunidades de trabalho voluntário:

Circulo trabalhadoresCírculo dos Trabalhadores Cristãos da Vila Prudente – assistência social a famílias carentes da região, oferta de oficinas diversas, cursos, etc.

Atuação dos voluntários: nas mais diversas áreas. Aceitam voluntários para trabalharem nos cursos de capacitação, oficinas diversas de artesanato, professores para letramento, etc. No Círculo dos Trabalhadores é possível você utilizar o seu talento e habilidade em prol da comunidade! Entre em contato para oferecer o seu serviços voluntário e eles encontrarão a melhor forma de utilizar a sua disposição em ajudar! Contato: Serviço Social do Círculo – Tel: 11 – 2271-3344 – ramal 254 ou 276. Site para mais informações: http://www.ocirculo.org.br/atuacao

BOMPAR

BOMPAR – Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto – assistência social e educativa. Com atuação em toda a Zona Leste de São Paulo, com mais de 60 unidades, oferece creches, centros educacionais comunitários, casa-lar para crianças vitimizadas na família e menores com HIV-AIDS, centro comunitário para adultos em situação de rua, cursos pré-profissionalizantes e atendimento a pessoas em liberdade assistida.

Atuação dos voluntários: artesanato, pintura, esportes, recreação, reforço escolar, música, dança, lazer, cozinha, motorista, reformas em geral, limpeza, área administrativa, no site do centro social, etc. Site para mais informações: http://bompar.org.br/como-apoiar/#Voluntariado

Volunteer-Hands

E você, se candidata a voluntariar?! Já pensou como pode ajudar a sua comunidade? Não fique de fora! Doe um pouquinho do seu tempo, talento e atenção a quem necessita!

“Os voluntários não são pagos por não terem valor, mas sim, porque não tem preço.” (Autor desconhecido)