30 de Setembro, Dia das Secretárias

Olá a todos!

Esta edição é especialmente dedicada às secretárias (e principalmente aos chefes).

O próximo dia 30 de setembro é o ?Dia das Secretárias?.

secretaria

Minha formação é Secretária Executiva e uma semana depois de ter meu diploma em mãos fiz concurso e passei para dar aula na Universidade de Taubaté como Professora de Arquivística e Documentação. Achei a experiência simplesmente sensacional pois além de agregar ao meu currículo, também pude acrescentar tudo àquilo que senti falta durante a faculdade.

Devidamente autorizada pelo Coordenador do curso, além da grade curricular transmiti informações altamente importantes para o cotidiano da profissional em sua forma prática.

dia-da-secretaria (15)

O que é a secretária? Dentre tantas coisas, ela é a imagem,o reflexo do chefe. É ela a primeira a ser vista pelo visitante e cada detalhe será cuidadosamente avaliado pelo observador. A secretária é uma referência da organização da empresa e tudo ao seu redor têm que estar impecável. A começar pela aparência sempre discreta, clássica de preferência, cabelos devidamente arrumados, pouca maquiagem e postura adequada de uma anfitriã.

Costumo dizer que a secretária é versátil e uma verdadeira artista, o que necessariamente tem que ter o dom para isso. É ela que dá idéias e direciona o chefe nas decisões sem que seja notada, pois é ela que está por trás dos bastidores e ao mesmo tempo na platéia e no palco.

Além disso, muitas vezes ?engole? as tristezas, raivas e outros sentimentos. A secretária é a única pessoa que até mesmo ?mentindo? ou omitindo e o visitante mesmo sabendo que é mentira, ainda assim agradece com um sorriso.

A versatilidade dessa profissional é tamanha, que ela além dos seus afazeres normais, ela tem que ser psicóloga para ouvir os problemas dos colegas; vidente para poder adivinhar o que o chefe quis dizer em poucas palavras, além de saber interpretar a escrita psicografada.

A secretária é merecedora de medalha de ouro na categoria de melhor atleta, sendo que o prêmio poderia ser um par de tênis para poder alcançar o chefe que saiu correndo e deixou a pasta ou um documento para assinar.

Digo mais, a secretária tem que fazer o papel de sacerdote, onde se escuta tudo e guarda para si. Aliás, esse é o nosso juramento, nunca se esqueçam!

Essa profissional é de uma grandiosidade tão grande que é ela quem decide quem irá falar com o chefe, pois ela é o filtro do escritório. A secretária tem que ser diplomata, ser politicamente correta com todos, porém dando preferência àquele que o chefe quer falar com prioridade e sem melindrar os que ficaram para a segunda rodada.

A secretária muitas vezes é a sombra do chefe, a conselheira. Uma verdadeira artista.

Nada mais justo que neste mês, mas especificamente no dia 30, ela seja devidamente aplaudida e reconhecida por sua imensa capacidade e dedicação.

Parabéns a todas as Secretárias!

dia-da-secretaria_blog