Dicas para você ter mais disposição em seu dia

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Você não precisa tomar medidas mirabolantes para se manter no pique durante todo o dia. Hábitos bem simples podem se encarregar de espantar a indisposição e deixar seu físico e seu emocional sempre em bom estado.
Um hábito puxa o outro: se você tiver uma boa noite de sono, vai acordar bem disposto para enfrentar um dia de trabalho e as demais atividades que surgirem ao longo do dia. Mas essa energia toda vai depender também do que você come ao longo do dia.

O Elefante Verde São João del-Rei reuniu algumas dicas para ajudar você a não perder o pique:

Acorde cedo e capriche na alimentação

O cérebro precisa de nutrição para funcionar direitinho. Sendo assim, o fato de acordar cedo faz com que você mantenha uma alimentação mais saudável pela manhã, diminuindo a ingestão de doces e refrigerantes durante o dia. Um bom desjejum inclui uma fruta para baixar seu índice glicêmico, um pão, uma fatia de queijo, um ovo mexido, um iogurte com alguma fruta + aveia ou linhaça.

Coma a cada três horas

Ficar muito tempo sem comer faz com que o corpo entre em alerta e guarde um estoque de gordura, pois não sabe quando receberá alimento novamente. No jejum prolongado, o organismo aumenta a produção de insulina, provocando hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Quando isso acontece, são comuns fraqueza, tontura e mal-estar. Outro ponto importante é comer antes de sentir fome. Essa sensação é considerada uma espécie de estresse, que leva o corpo a produzir quantidade maior de cortisol. E é justamente esse hormônio que vai estocar tudo o que você comer como gordura, pois, dessa forma, vai garantir seu estoque de energia.

Separe um tempo do dia para praticar exercícios

Estudos vêm provando que falta de tempo não é mais desculpa para o sedentarismo. Um deles, realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Saúde de Taiwan, revelou que praticar 15 minutos de exercícios físicos diários reduz em 14% o risco de morte e aumenta a expectativa de vida em até três anos. Mas não se limite a dar o primeiro passo. Procure investir numa atividade mais intensa, com duração de uma hora, o que não corresponde nem a 4% do seu tempo em um dia inteiro!

Qualifique seu sono

O sono está relacionado com a manutenção e conservação de energia, amadurecimento do sistema nervoso central, fortalecimento do sistema imunológico, consolidação da memória e aprendizado, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina entre outros), função termorreguladora, relaxamento e descanso da musculatura. O tempo que cada pessoa precisa dormir é apenas uma estimativa geral, já que cada organismo e estilo de vida são únicos: adultos, de seis a oito horas, e crianças, de nove a 11 horas.

Dedique um tempinho ocioso a algum hobby

Quando você retira ou diminui da sua vida um ato que lhe dá prazer, você precisa de algo para ocupar e substituí-lo. Caso contrário, você começará a ter comportamentos impulsivos e perder o controle. Então atos como cozinhar, ir ao cinema, ouvir novas músicas, começar a frequentar a academia, estudar ou até mesmo criar um animal de estimação são algumas das opções para evitar a depressão.

Agora é só você colocar em prática e ter uma semana melhor que a outra.