4 dicas para um bom dever de casa

Para saber se seu filho está indo bem nos estudos a melhor maneira é acompanhar o dever de casa. O papel do* dever de casa* é fazer a criança aplicar o aprendizado que teve em sala de aula, bem como interagir este conteúdo com a família. Dessa maneira os pais podem participar da rotina escolar do filho e saber o que ele esta aprendendo. Se seu filho tem dificuldades escolares, já pensou em ajudá-lo com um Reforço Escolar ?

Separamos 4 dicas para um bom dever de casa sugeridas pelo Kumon Unidade Barcelona, escola especializada na formação de pessoas com um método individualizado.

kids estudando

#Dica 1 – O dever é da criança e não dos pais

A criança deve ser capaz de fazer o dever sozinha. Isso não quer dizer que ela deva se sentir sozinha. As orientações dadas pelo pais são bem-vindas, mas sem exagero. Dessa maneira a criança está se desenvolvendo e descobrindo cada vez mais o seu potencial.

#Dica 2 – Os pais devem dar o exemplo

Dar o exemplo estimula o aluno. O pai ou a mãe pode ler um livro no mesmo momento que o filho lê. Se for o mesmo livro é melhor ainda, pois podem desenvolver uma discussão sobre o assunto. Se a lição for de matemática, o adulto poderá aproveitar para fazer as contas da casa e assim mostrar para a criança como aplicar o aprendizado no dia a dia.

#Dica 3 – É para se esforçar, não para “arrancar os cabelos”

Se a criança está esgotada, é melhor parar e retornar o exercício em outra hora, de cabeça fresca. Senão, ela pode ficar com raiva da tarefa, da escola, dos pais… e criar resistência à disciplina, prejudicando o seu aprendizado.

*#Dica 4 *- A rotina ajuda

Para acabar com o problema de sempre deixar o dever para a última hora, é bom estabelecer um horário regular para o dever. Ter um cantinho para estudar também ajuda na organização e concentração do aluno.

Gostou das dicas? Deixe sua opinião!

Fonte: Kumon – Unidade Barcelona – SCS