4 passos decisivos para o sucesso na amamentação

alt

1º a 7 de Agosto - Semana Mundial do Aleitamento Materno



Muito se fala sobre os benefícios da amamentação.

Está mais do que provado que o leite materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

Mas por que, apesar de TODAS as recomendações da Organização Mundial da Saúde, a maioria das brasileiras amamenta por tão pouco tempo?

O olhar para uma mulher que amamenta um recém-nascido muitas vezes não é o mesmo olhar voltado àquela que amamenta uma criança de dois anos.

Amamentar um filho em ambiente público requer uma certa “blindagem” contra os olhares de admiração e estranhamento facilmente percebidos entre os presentes.

Essas são apenas duas das muitas dificuldades enfrentadas por quem amamenta.

Os aspectos culturais, as rotinas hospitalares, a insuficiência da licença maternidade, a força das campanhas publicitárias em torno do leite artificial e, finalmente, as pressões sociais sobre o ideal da mulher “bem resolvida” podem nos dar uma ideia do porquê a média nacional gira em torno de 56 dias de aleitamento materno.

Entretanto, a falta de informação parece configurar fator determinante…

Toda caminhada começa com o primeiro passo


Nosso papel através desse artigo é apontar as dificuldades e sugerir como contorná-las. Por isso, convido você a caminhar com a gente através dos 4 passos decisivos para o sucesso na amamentação.


Passo 1: Mindset



Para ter sucesso na amamentação é preciso, muitas vezes, começar pela sua própria disponibilidade em mudar crenças internas e quebrar paradigmas, em prol da saúde do bem mais precioso: seu filho.

Essa é, sem dúvida, a etapa mais árdua. A pressão da sociedade e por muitas vezes da própria família nos faz seguir padrões sem nem ao menos questioná-los. Por isso, os passos seguintes são essenciais também para ajudá-la a adotar uma postura mais crítica em relação ao tema.


Passo 2: Informação



O segundo passo você já está dando, afinal, imagino que seu interesse nesse artigo seja pela busca de informação confiável acerca do aleitamento materno.

Você sabia que até mesmo alguns procedimentos imediatos que são realizados como rotina no recém-nascido podem contribuir para o desmame precoce?

Conhece todos os mitos que envolvem a amamentação, como leite fraco, falta de bico, bico invertido, pouco leite, muito leite, mamoplastia, mamadeira do sono, dentre milhares de outros?

Sabe quem procurar quando precisar de ajuda?

Com sede em Pindamonhangaba - SP, a Clínica Mátria promove mensalmente eventos abertos ao público de toda a região, sempre com o intuito de compartilhar informação, evidenciar a importância da multidisciplinariedade e estimular a busca pelo autoconhecimento e autorresponsabilidade.

Um grande exemplo desse movimento é o Projeto Matriando, um ciclo de palestras que aborda os mais variados temas, como: ginecologia natural, psicologia relacionada à mulher em trabalho de parto, aspectos físicos e emocionais que envolvem as principais queixas no recém-nascido, maternidade/paternidade consciente, autoconhecimento através do yoga, antroposofia e coaching integral sistêmico.


altRoda de gestantes e pais em um dos encontros promovidos pela Clínica Mátria, em Pindamonhangaba.


Passo 3: Estudo



Estude muito, acompanhe blogs, faça parte de comunidades voltadas ao Aleitamento Materno e ao Movimento de Humanização da Assistência ao Parto.


Explore!

Uma boa dica com sede também em nossa região é o Grupo do Ventre ao Peito, de Taubaté, que desenvolve rodas gratuitas para divulgação de informações sobre gestação, parto e maternidade, além de cursos de preparação para o parto e cuidados com o recém-nascido.

Outra ótima indicação é o GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, mais uma associação preocupada em ajudar a promover uma atitude saudável e consciente em relação ao ciclo da gestação, parto e pós-parto.


Conheça os hospitais!

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança existe desde 1990 e é responsável por promover e apoiar o aleitamento materno através da mobilização e capacitação de funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Um excelente exemplo disso é a eliminação dos berçários nas maternidades, estimulando o alojamento conjunto desde o pós-parto imediato.

Lista de Hospitais Amigos da Criança, que adotam condutas pró-aleitamento materno: https://www.unicef.org/brazil/pt/activities_9998.htm



Passo 4: Consultoria Especializada



Você conhece como funciona e para quê serve o trabalho das Consultoras em Aleitamento Materno? E dos Bancos de Leite Humano?

A Consultoria em Aleitamento Materno é um atendimento de apoio à amamentação realizada por profissional especialista em aleitamento que tem por objetivo tirar dúvidas, identificar dificuldades, orientar quanto às técnicas corretas, pautadas nas mais recentes evidências científicas, e contemplar acolhimento, proteção e apoio ao binômio mãe-bebê.

A Clínica Mátria conta com duas profissionais especializadas nessa área: Dayane Salomão, também psicóloga e Natália Carolina Faria, obstetriz.

Pindamonhangaba e Taubaté são exemplos de cidades na nossa região que possuem o Banco de Leite Humano (BLH).

Além de auxiliar as mães a amamentarem, o BLH realiza a coleta, armazenamento e processamento do leite coletado. Qualquer mulher que esteja amamentando e que precise de ajuda neste processo ou que deseje doar seu excedente de leite, pode procurar a organização.


Há um provérbio africano que diz - “É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”. Nós, da Mátria, acreditamos que é preciso essa mesma “aldeia” para termos sucesso na amamentação dos nossos filhos... Equipe multidisciplinar, informação, respeito às escolhas e ao protagonismo da mulher, assistência pautada em evidências científicas.


Definitivamente: “Não há empoderamento sem liberdade. Não há liberdade sem informação. Matriar é preciso!”



Guest Post - Guia Elefante Verde

Autora: Milena Fondello
Doula formada pelo Gama (2015); Acupunturista com ênfase em Ginecologia e Obstetrícia (2016); Coordenadora do Grupo Do Ventre ao Peito; Sócia fundadora da Clínica Mátria. Mãe do Davi e do Caio.


Mais informações:

Clínica Mátria
Contato



Gostou desse conteúdo? Então não se esqueça de avaliar o estabelecimento visitado clicando aqui.


alt Você já tentou de tudo para fazer seu negócio decolar, mas não teve sucesso? Então é hora de você conhecer a Hubify!
- Site
- Divulgação on line: Google, Facebook, Instagram entre outros
- E-mail marketing
- Blog
- E-commerce


hubify.com.br
Telefone: 12 3527-1013 / Whatsapp: 12 98868-6862