5 coisas que sua empresa deve fazer antes de terminar o ano

Independente do serviço ou produto que você vende, há itens que sua empresa deve fazer antes de acabar o ano. 2016 vem aí e a gente não quer repetir os erros do passado, né? Confira essa lista:

1) Gestão financeira

Responda rápido. Você sabe quanto entra de recebíveis por mês na sua empresa? quanto você gasta por mês com seu estoque? Quem são os clientes que estão te devendo? Não?

Se você não sabe, sua empresa não possui uma gestão financeira saudável e você pode estar pagando juros a mais nas faturas por não fazer a programação de suas contas. Se você tem uma conta que vence dia 10 e seus clientes só começam a te pagar dia 20, há algo errado certo? Que tal mudar a data da fatura desta conta e parar de pagar juros!

Dica: em 2016 reserva 1 hora por dia para fazer a sua conciliação bancária e mais 1 hora apenas para fazer pagamentos.

2) Arrume seu estoque

Se você vende produtos você precisa aprender a gerenciar seu estoque. Um dos erros mais comuns para quem trabalha com varejo é comprar muito e deixar os produtos parados no estoque. Lembre-se que deixar um produto parado no estoque pode danificá-lo.

Estoque parado é dinheiro parado. Hoje há diversas empresas, como a Estoque Ligth que auxilia o empresário a monitorar seu estoque. Segundo a empresa, você deve fazer um acompanhamento de seu estoque, fazendo um inventário. Se você sabe o que há no seu estoque, você evita roubos e consegue se planejar melhor, colocando o produto para venda na hora certa.

Ao gerir de maneira saudável seu estoque você consegue fazer uma promoção interessante para o consumidor; consegue entender quanto tempo aquele produto ficou parado em seu estoque; qual é a demanda da sua empresa e ainda evita roubos e danos aos produtos.

Dica: procure uma empresa para fazer o inventário de seu estoque

3) Organize seus arquivos Se estamos em dezembro e há uma sala cheia de papéis desarrumados, é melhor contratar uma empresa como a Tá em Ordem para organizar seus arquivos.

Organização de arquivos ajuda a aumentar a eficiência dos funcionários, que encontram o que precisam de maneira rápida, evitam prejuízos financeiros, pois todos os comprovantes estão arquivados e ainda ajuda a guardar a memória da empresa, arquivando documentos importantes para posterior análise.

Se sua empresa mantém um espaço para bagunça, você deve acabar com isso. Se toda a equipe estiver comprometida com a organização de arquivos e documentos, sua empresa só tem a ganhar.

Dica: organize seus arquivos e documentos em pastas o quanto antes. Quanto maior a bagunça, maior a preguiça.

4) Metas

Seus funcionários trabalharam bem este ano? O que achou do desempenho deles? Faça um relatório de performance e coloque metas mais definidas. Metas comparativas com o mesmo mês do ano anterior são boas estatísticas para serem trabalhadas.

Já separe as metas e comece a penar o que sua empresa precisa melhorar em 2016.

Dica: não espere o crescimento de sua empresa, coloque metas e cobre as pessoas certas!

5) RH

Sua empresa estimula seus funcionários a crescerem? Quem são os funcionários que vestem a camisa da empresa e sempre solucionam problemas, ao invés de conviver com eles.

Se você tem funcionários assim é hora de incentivá-los a baterem suas metas em Dezembro e ainda ganharem algum tipo de bônus.

Dica: premie bons funcionários