6 motivos para sua empresa começar a fazer marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteudo

Por Content Marketing Institute dos USA.

Marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro.

Outra definição que facilita o seu entendimento é da Rock Content.

Marketing de conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais vendas


O marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo começou a ganhar visibilidade no Brasil a partir de 2014, é um tema tão novo por aqui que a maioria das empresas ainda não perceberam a grande diferença que ela pode fazer no dia-a-dia da empresa.

Ainda hoje as empresas fazem marketing como nos anos 80, preços, prazos, promoções, rádios, carro de som e panfletagem, essa prática hoje em dia já não é suficiente para uma marca se destacar no mundo tão globalizado e digital em que vivemos.

Hoje com a propagação da era digital, popularização dos celulares e acesso a internet, qualquer pessoa pode buscar informações e consumir conteúdo de uma maneira rápido e fácil, independente de onde ela esteja.

Os seus clientes estão conectados buscando cada vez mais informações no Google, interagindo com outros clientes através das redes sociais, assistindo vídeos no Youtube, ou seja, estão sempre consumindo conteúdo.

O conteúdo gera informações para que as pessoas possam tomar uma decisão segura, para que elas conheçam a sua marca e vejam que você é especialista, autoridade no segmento e é referência no mercado.

marketing de conteúdo não é algo novo

O marketing de conteúdo não é algo novo, talvez seja novo a maneira como executamos hoje em dia, mas o uso mas próximo que conhecemos é do ano de 1900, o automóvel estava recém inventado e a Michelin, fabrica de pneus resolveu lançar o guia Michelin.

A empresa fabricante de pneus para carruagens e carros, percebeu que para vender seus produtos era preciso fazer com que seus clientes utilizassem mais os pneus e para isso as pessoas teriam que viajar mais, então foi criado um Guia com 400 páginas com informações sobre lugares turísticos, castelos, restaurantes, parques.

Com o Guia em mãos, as pessoas teriam motivos para conhecer outras cidades e isso faria com que elas usassem mais os pneus e consequentemente aumentariam as vendas do produto.


6 motivos para começar a fazer marketing de conteúdo.

6 motivos para começar a fazer marketing de conteúdo

1- Conteúdo e informação são a base do novo marketing.


Dificilmente as pessoas irão chegar até as empresas sem conhecer o produto ou sem ter ideia do que esse produto pode fazer por ela.
As pessoas utilizam as ferramentas online para sanar suas dúvidas, sendo assim elas consomem conteúdo e aprendem como resolver suas necessidades antes de chegar até as empresas.

Onde entra o marketing de conteúdo nessa história?

Ao criar um conteúdo que educa e informa as pessoas, fazendo com que elas encontrem as soluções que precisam, automaticamente você já criou uma conexão com o futuro cliente, agora é preciso nutrir o lead encaminha-lo até o fundo do funil para chegar ao objetivo que é a venda.



2- Seja reconhecido como especialista no seu negócio.


São diversos conteúdos, diversas opções, as pessoas escolhem a sua empresa pelo conteúdo de valor que foi disponibilizado para ela, e a ajudou no momento certo.

Você tem um iPhone, você irá procurar um especialista para consertar o seu aparelho, ou irá em qualquer loja que conserta celular?

No mundo digital as coisas funcionam dessa maneira, as pessoas querem obter informações e procuram por empresas que se destacam pelos seus conhecimentos.

O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para posicionar o seu negócio como referência.


3- Baixo investimento.


Para começar a sua estratégia de marketing de conteúdo não é necessários altos investimentos, isso porque basicamente você irá precisar de um site que tenha um blog integrado (Não tem um site? Clique aqui e veja como é fácil e barato ter um!) tempo para criar conteúdo e claro saber muito sobre seu negócio ou serviço.


4- Mais segmentado que o marketing comum.


Através do marketing e conteúdo é possível conhecer o seu público-alvo e criar conteúdo relevantes para eles. Dessa forma são atingidos os leads que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço.

Dessa maneira você não perde tempo e nem dinheiro.


5- Não perde a validade.


Ao contrário do que acontece com outras estratégias de marketing, o marketing de conteúdo pode trazer resultados por vários anos, dependendo do conteúdo informado.

Exemplo: Se você criar um conteúdo que fale sobre um chá que cura dor de barriga, esse conteúdo permanecerá útil por muitos anos.

Quando você investe em anúncios a validade dele será somente enquanto você estiver pagando, com o conteúdo é diferente, você cria uma vez e pode usa-lo sempre, desde que seja relevante como o chá para dor de barriga, ele continuará sendo útil ao longo dos anos, impactando sempre as pessoas certas.


6- Visibilidade da marca


Se a sua empresa não estiver bem posicionada nos diversos canais online onde seu público está, (Facebook, Google, sites, blogs, etc) seu concorrente com certeza estará.
Fazer marketing de conteúdo é maneira mais rápida de se tornar visível para o seu público, estando sempre um passo a frente do seu concorrente.



Blog o começo de tudo

blog marketing de conteudo

Ter um blog é o primeiro passo para começar uma estratégia de marketing de conteúdo, podendo funcionar como o centro de todo conteúdo online da sua empresa.

Se você gosta de compartilhar ideias, informar, formar opiniões enquanto conquista mais clientes através de informações relevantes ter um blog é essencial.

Um blog com conteúdo e bem otimizado, servirá como base para o uso em outros canais através de compartilhamentos, captura de leads etc.

Sem contar que é um canal barato, com alto potencial de conversão e o Google adora conteúdo.


O marketing de conteúdo é a última estratégia de marketing.

Embora em Irecê ainda prevaleça o marketing de interrupção, aquele que atira para todos os lados sem saber na verdade o impacto que esse tipo de propaganda traz para as empresas, não podemos deixar de observar com bons olhos sobre a evolução do marketing digital.

Hoje as pessoas estão mais atentas as informações, propagandas que interrompem, que invadem o espaço estão cada vez mais em desuso, ninguém aguenta mais pegar panfletos na rua ou ser incomodado com anúncios em carros de som empurrando ofertas, descontos, novidades etc.

Portanto reveja o marketing da sua empresa, seja relevante para seus clientes, com certeza o retorno mesmo a médio e longo prazo será garantido.

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