A cultura do futebol

É pessoal, a Copa do Mundo chegou! E esse junho de 2014 será diferente, sem dúvida! Vão começar os jogos de futebol, e também os pontos facultativos e os feriados, os turistas pelas ruas, as crianças em casa com as férias escolares maiores do que as de costume, os programas de TV e rádio que só falam de futebol; sem falar nas mudanças no trânsito (ainda mais!) em função dos jogos, e talvez até manifestações pelas ruas, não só de comemorações, mas também de protestos?

E por mais que se tente falar de outra coisa, o assunto acaba passando pelo mundial de futebol! Por isso, e porque futebol é indiscutivelmente cultura, fomos buscar quais as atrações culturais na cidade falam do assunto.

*Samba Futebol Clube *

Pra começar, um espetáculo de teatro musical brasileiro dedicado diretamente ao tema! Trata-se de ?Samba Futebol Clube?, espetáculo multimídia, concebido por Gustavo Gasparani que fala de futebol e sua relação com artes em geral, e em especial com a música, em cartaz no CCBB no Centro do Rio.

Com uma equipe técnica e elenco de primeira, a montagem aborda músicas e textos que falam sobre futebol, incluindo textos de autores como Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e Ferreira Gullar, e músicas de Moraes Moreira, Jorge Ben Jor, Gonzaguinha, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho e até Skank.

As paixões nacionais são a base do espetáculo "Samba Futebol Clube"A paixão nacional é o tema do teatro musical ?Samba Futebol Clube?

Tendo a paixão do brasileiro pelo futebol como mote, a encenação reúne atores/cantores que são também os instrumentistas, tudo com precisão e malemolência! O espetáculo é mais um fruto louvável da trajetória de Gasparani na pesquisa por uma identidade nacional para o nosso teatro musical, e atinge certeiramente sua meta! Merece ser visto em qualquer época!!!

*Meninos de Kichute *

Outra pedida que aborda o tema com qualidade artística é o filme ?Meninos de Kichute?, do diretor Luca Amberg, inspirado no livro de Márcio Américo, tendo elenco encabeçado por Vivianne Pasmanter, Arlete Salles e Werner Schünemann. O filme nos transporta nostalgicamente para os anos 70, em uma cidade do interior, narrando as aventuras de Beto (Lucas Alexandre), menino que sonha em ser goleiro de futebol, tendo que lidar com as reações do pai e da mãe (Werner Schünemann e Vivianne Pasmanter).

O sonho de boleiro de um menino é o tema central do filmeO sonho de boleiro das crianças é o tema central do filme ?Meninos de Kichute?

Embalado por músicas da época, o filme relembra as aulas de moral e cívica, o campo de futebol da infância, e o Kichute, marca de uma época. Tendo bom equilíbrio técnico e artístico, com ótimas participações infantis, e mesclando sutilmente drama e humor, o filme finalizado em 2010 conseguiu finalmente entrar no circuito, e é uma excelente dica para os amantes do cinema, e também do futebol!

*Exposição internacional *

No campo das exposições, está em cartaz na Casa Daros em Botafogo, ?Heterotopia?, com uma instalação interativa onde a artista Priscilla Monge, natural da Costa Rica, reproduz um campo de futebol em uma escala reduzida, com 15 metros de comprimento por 10 metros de largura. Vê-se um gramado sobre um terreno muito acidentado, como uma superfície cheia de montes.

Segundo Foucault, heterotopias seriam, resumidamente, locais específicos dentro de espaços sociais cotidianos, onde acontecem experiências particulares, capazes de transportar as pessoas para fora da realidade.

A instalação interativa "Heterotopia"está na Casa DarosA instalação interativa ?Heterotopia?, que rodou o mundo, está na Casa Daros

A obra já tinha sido exposta durante a Copa da Alemanha em 2006, na Bienal de Liverpool, e posteriormente em 2009 na França. É uma oportunidade de conferir uma obra que já conquistou grande público internacional! A exposição tem curadoria de Hans-Michael Herzog e fica em cartaz até 20 de julho. Só a Casa Daros já valeria a visita, sendo um edifício neoclássico de 1866 e tombado pelo Patrimônio Municipal.

* Crianças como antigamente*

E pensando nas crianças, mas não só nelas, acontece no Rio de Janeiro um evento que merece nossa atenção!  Nos próximos fins de semana, até o fim da Copa, realiza-se o evento ?Rio! A cultura dos cariocas?, na Praça Luis de Camões, no Centro do Rio, com atividades infantis de bola de gude, bafo, um grande mesão para desenhar, e no campinho de futebol o ?Chute a Gol?, além do ?FutKids?, pequeno torneio de futebol para crianças de 4 a 7 anos.

O Gigantes da Lira vão animar O Gigantes da Lira vão animar as crianças com um baile de Carnaval

Além disso, há também oficina com o artista plástico Alfredo Borret, com foco no lixo gerado pelas bebidas, que pode ser transformado em imãs de geladeira e broches com imagens da cidade. O evento conta com programação variada, para todas as idades, e promete, no encerramento, um baile infantil carnavalesco com o grupo Gigantes da Lira. Corre lá e confere a programação!!!