A fotografia e sua evolução – dos primórdios até os dias atuais (I)

Marcello Sokal Fotografias

Nas próximas semanas vamos conhecer mais o universo da fotografia, de seus primórdios até a moderna tecnologia atual dos dias de hoje. Modelos marcantes, suas características e a maneira como isso veio influenciando a forma como capturamos nossas imagens fotográficas.

A primeira captura fotográfica no mundo se deu no agora longínquo ano de 1826, por Joseph-Nicéphore Niépce, na cidade de Saint-loup-de-Vasrrennes, na frança. A captura se deu em uma placa de estanho emulsionada por betume da Judéia (composto fotosensível, com base em petróleo), após uma exposição à luz de 8 horas. Esse processo foi batizado por Niépce como heliografia: gravura com a luz solar.

1826 : Primeira Imagem Fotografica - Niépce1826 : Primeira Imagem Fotografica – Niépce

Já se passaram 188 anos da primeira captura de uma imagem pelo homem e nesse período a fotografia já passou por muitas fases, formas e instrumentos de captura, até chegar aos dias atuais e na moderna tecnologia digital.

O processo fotográfico que no início era complicado, custoso, pedia grandes investimentos, conhecimento técnico (e muita experimentação nos seus primórdios) e por isso de acesso restrito às pessoas, no geral, se modificou, se tornando acessível ao longo de seu desenvolvimento ao público em geral.

O início da fotografia digital

No final dos anos 60 foi desenvolvido, pela Bell Labes, o primeiro CCD, que foi lançado comercialmente pela Fairchild Imaging em 1973. Tinha o nome de 201ADC e capturava imagens com resolução de 0,01 megapixels (100 pixels).

CCF FairchildCCF Fairchild

Em 1975 a Kodak lança um protótipo de uma câmera sem filme baseado no CCD Fairchild. Foi desenvolvida por um de seus engenheiros elétricos, Steve J. Sasson. Era grande e volumosa (e nem podia ser diferente com a tecnologia disponível à época), pesando 4 quilos gravava as imagens – em preto-e-branco – em uma fita cassete. Sendo que cada imagem levava 23 segundos para ser gravada. Utilizava um conversor analógico-digital da Motorola e uma lente 35mm de uma câmera Kodak. Era alimentada por 16 baterias de níquel-cadmio.

Primeira Digital Kodak e seu inventorPrimeira Digital Kodak e seu inventor

Primeira Digital KodakPrimeira Digital Kodak

 

Em 1976 a Fairchild lança a primeira câmera comercial da história a MV-101, baseada no projeto Kodak.

A primeira câmera de status completamente digital foi a Fairchid All-Sky Camera, que lançada em 1976, processava suas imagens através de um microcomputador acoplado, o Zilog Mcz 1/25. Era baseada no CCD 201ADC e foi desenvolvida pela universidade de Calgary,no Canadá e era usada basicamente para fotografar auroras boreal.

Fairchild All SkyFairchild All Sky

O primeiro grande impulso para o mercado consumidor se deu no dia 25 de agosto de 1981 com o lançamento, pela Sony, do modelo MAVICA (Magnetic Video Camera). Capturava imagens em 0.3 megapixels (300.000 pixels) e custava $ 12.000,00. Armazenava até 50 imagens em disquetes de 2 polegadas adaptados pela Sony para esse fim, chamados Mavipacks. As imagens eram visualizadas em TVs ou monitores de computador. Era uma câmera SLR (Single Lens Reflex) e foi lançada com 3 lentes – 25mm F2.0, 50mm F1.4 e uma 16-65 1.4 zoom. Tinha somente uma velocidade de disparo (obturador) de 1/60 e ISO 200. Era alimentada por 3 pilhas formato AA.

Era basicamente uma câmera de TV que congelava imagens (daí o termo Digital Still Camera que por muito foi usado para designar as câmeras digitais) e utilizava 3 ccds para proporcionar uma captura colorida.

Akio Morita Primeira MavicaAkio Morita Primeira Mavica

Mas a tecnologia se torna mais acessível ao grande público a partir de 1988 quando a Sony lança os modelos Mavica MVC C1 Personal Camera e MVC A10 Sound Mavica (essa com capacidade de gravação de som). Custavam $ 230,00 e $ 350,00. As imagens eram visualizadas na TV. Tinham lente 15mm F2.8, flash incorporado e velocidades de disparo entre 1/60 e 1/500.

Magnetic Video Still Camera - MavicaMagnetic Video Still Camera – Mavica

(continua… No próximo Blog a Popularização da Fotografia no mundo.)