A hora da verdade na Libertadores 2013!!

Olá manada, hoje ?começa? a Libertadores da América para os times brasileiros. Lembrando que para os nossos ?hermanos? as oitavas começaram semana passada. Chegou a hora de ver quem é quem.

Vou analisar os confrontos e deixar meus palpites de quem avança às quartas de final da Libertadores.

Palmeiras x Tijuana

Após a eliminação do ?paulistinha? para o Santos, o Palmeiras foi para Tijuana/MEX encarar o bom time mexicano que além de tudo, conta com uma arma não muito secreta mas que anda fazendo a diferença ? o campo de grama sintética. Para jogadores profissionais há uma grande diferença com relação aos campos com grama natural: a bola quica mais, ganha mais velocidade e dificulta inclusive para o goleiro. Time de tradição como o Palmeiras (mesmo estando na série B do Brasileirão), tendo jogadores não tão badalados, e ainda contando com o desfalque do Fernado Prass, não pode ser desclassificado pelo Tijuana, nessas horas camisa pesa. Pra mim dá Palmeiras.

Grêmio x Santa Fé

Poderia dizer que o Grêmio é favoritíssimo contra o time colombiano, mas em recente contronto contra outro time colombiano na última edição da Copa Sul-Americana, o Grêmio foi eliminado pelo Milionários. O tricolor dos pampas não passa por um bom momento. Foi eliminado no gauchão pelo Juventude no útimo sábado, Luxemburgo está sendo muito contestado e não vive boa fase no clube, inclusive foi punido com 6 jogos de suspensão devido a confusão no Chile no jogo contra o Huachipato , e o time  jogou somente uma única boa partida nessa edição da Libertadores, foi contra o Fluminense no Engenhão. O Santa Fé fez a 2ª melhor campanha da primeira fase, ficando atrás apenas do Galo na classificação geral e será um adversário duro de ser batido, principalmente porque a 2ª partida será  na Colômbia. Na minha opinião quem passa??? Santa Fé.

Corinthians x Boca Juniors

Reedição da final da Libertadores de 2012, tem tudo pra ser um excelente duelo pelas oitavas, mas de cara eu já falo que o Corinthians passa às quartas. Por quê??? O Corinthians  manteve a base do ano passado, fez boas contratações como Renato Augusto, Alexandre Pato e Gil, e vem mantendo o mesmo nível do ótimo futebol apresentado na última Libertadores. Já o Boca,  não é o mesmo Boca de anos atrás. Recentemente chamaram de volta o maior técnico da história do clube  para comandar o time, Carlos Bianchi, o ?papa libertadores? e resgataram um ex jogador : Riquelme. Mesmo com a volta dos dois ídolos o time ainda não se encontrou, penou para se classificar como segundo no grupo A que teve o Nacional/URU como primeiro, está muito mal no campeonato argentino, sendo o 17º colocado no Clausura de um total de 20 times e vem de uma sequência de 10 jogos sem ganhar no campeonato nacional. Hoje o Boca está muito mais para ?Meia-Boca?. Meu palpite, Corinthians classificado.

Fluminense x Emelec

Times equatórianos não trazem boas lembranças ao Fluminense em competições sulamericanas. Perdeu a Libertadores em 2008 e a Copa Sul-Americana em 2009, ambas dentro do Maracanã, para a LDU. Tudo bem que o adversário esse ano pode ser outro, mas fica a cina de não se dar bem contra os equatorianos. O Fluminense tem o desfalque do Fred (que constantemente se machuca), mas conta com a volta de Thiago Neves e Deco. O time não vem se apresentando bem nesta temporada. Abel sempre contestado pela torcida tem uma dura missão, fazer o time jogar o que jogou no campeonato Brasileiro de 2012, o que até agora não aconteceu. Sua classificação vai depender do 1° jogo que será no Equador, no jogo da volta é a grande oportunidade do Fluminense jogar bem para sua torcida e quebrar essa escrita de perder para times equatórianos principalmente em momentos decisivos. Acredito que o Fluminense avança.

*São Paulo x Atletico ? MG *

O confronto mais equilibrado das oitavas, um clássico do futebol brasileiro que poderia ser muito bem a decisão da Libertadores 2013. Serão dois jogos de tirar o fôlego, um verdadeiro teste para cardíaco tanto para os torcedores do Galo quanto do SPFC. Os amantes do futebol terão a oportunidade de presenciar um verdadeiro espetáculo. O Atlético teve tudo para elimimar o São Paulo na última rodada da fase de classificação e pegar um time bem mais fraco nas oitavas. Não se dá chance a time grande, de camisa, que sabe como jogar uma Libertadores, e quando tem a oportunidade: MATA. Mas é verdade, que o São Paulo não jogou bem os 5 primeiros jogos da fase de grupos, fazendo uma campanha bem abaixo das expectativas e se classificou na bacia das almas, na raça, na superação, e agora está com a faca entre os dentes. Os dois times tem condições de passar, contam com ótimos elencos e dois técnicos gabaritados. O Atlético ainda é o favorito, está jogando o melhor futebol da Libertadores, e tem a grande chance de conquistar em 2013 um título de grande importância, algo que não acontece desde 1971. Se o Galo não ganhar a Libertadores esse ano,  acho que não ganha nunca mais. E o SPFC tem uma química com com esse torneio que nenhum outro clube brasileiro tem, e na minha opinião, isso que irá fazer a diferença e conduzirá o SPFC para a próxima fase.

E você, quais são os seus palpites?