A Prática do Yoga na recuperação de Dependentes Químicos

apoio-size-620Durante três anos dei aulas de Hatha Yoga em uma Casa para recuperação de dependentes químicos. O que no início era apenas uma forma saudável de passar o tempo se mostrou uma ferramenta essencial na recuperação desses queridos dominados por um vício, além de suas forças.

dominandoovicioDevo citar Deepak Chopra e seu livro “DOMINANDO O VÍCIO“ para que entendam o que é um dependente químico:

“ (...) Vejo o viciado como um buscador mal orientado. O viciado é uma pessoa em busca do prazer, talvez até mesmo de uma espécie de experiência transcendente – e, quero enfatizar, que esse tipo de busca é extremamente positiva. O viciado procura nos lugares errados, mas ele está em busca de algo extremamente importante, e não podemos nos dar ao luxo de desconsiderar o significado dessa busca. Inicialmente, pelo menos, o viciado espera experimentar uma coisa maravilhosa, algo que transcenda uma realidade cotidiana insatisfatória ou até mesmo intolerável. Não há porque sentir vergonha desse impulso. (...) “.

1405546646Para o dependente químico, a vida sem o uso de substâncias é um mergulho no desconhecido. Essa nova etapa que surge em sua vida a partir da recuperação gera muita ansiedade, é como caminhar no escuro. Cada passo é decisivo. Ele só se conhece como dependente, ele não sabe quem será longe do uso. Não terá mais os mesmos amigos, não frequentará mais os mesmos lugares, não sabe o que realmente lhe trará felicidade, até então sendo sustentada pela ilusão do uso das drogas.

Além disso, durante o uso, o dependente comete muitos excessos em seu corpo, muitas vezes até de forma irreversível. Esses excessos vão do abuso de substâncias a má alimentação, sexo sem segurança, falta de higiene básica, noites sem dormir. Através da prática de Ásanas (posturas) e Pranayamas (práticas respiratórias) é restabelecida a consciência corporal, e o dependente passa a perceber o mal que foi causando ao seu corpo durante o uso de drogas. Paralelamente, ele redescobre a força restaurativa de seu corpo, aumentando o seu desejo de “ficar limpo” e sua autoestima.

Religious1A prática do Yoga vai generosamente devolvendo ao dependente sua verdadeira natureza, num caminho de auto descoberta e de ressignificação de vida. Ele volta seu olhar para si podendo, enfim, se enxergar além das ilusões, percebendo-se como alguém capaz de ser verdadeiramente livre e feliz!

Namastê! Om Shanti Om! Paz e Luz!

Andrea Moll - Praticante e professora de Hatha Yoga e Meditação
Reikiana/Auriculoterapeuta

foto_principalConheça o Espaço Paz e Amor em São Bernardo do Campo - Espaço Terapêutico de transformação para todos. Aqui você encontra as práticas de Yoga, Reiki, Yogaterapia, Equilíbrio energético, Auriculopuntura, Meditação, Massagens e outras práticas de bem estar. Contato - (11) 3486-0765 (11) 98075-9412