A programação cultural está fervendo!

O mês de janeiro está aí para provar que o verão chegou mesmo! O calor é infernal, e alternando com chuvas eventuais! Muita gente bonita pelas ruas, disputando uma sombra, ou um ar condicionado. Muito sorvete, e água de côco, e chope, não necessariamente nessa ordem. Além das belas praias lotadas, e praças, e ruas? sendo tudo melhor para quem está de férias, claro! E a programação cultural da cidade de Niterói não fica atrás e avisa para o verão, ao som do Rei: ?Pode vir quente que eu estou fervendo?.

E falando em férias, há que se fazer algo com as crianças e adolescentes que estão em casa!! Buscando um clima fresco, uma boa opção é um cinema! Os filmes para crianças são encabeçados por: ?Frozen, Uma Aventura Congelante? produção aguardada da Disney, além de ?Caminhando com Dinossauros? para mergulhar em uma aventura no tempo!  

"Frozen": uma das opções para fugir do calor é o ar condicionado dos cinemas.?Frozen?: uma das opções para fugir do calor é o ar condicionado dos cinemas.

Para os adolescentes há boas opções de filmes nacionais. ?Confissões de Adolescente? com direção de Daniel Filho é a adaptação da história que passou pelo teatro, televisão e livro. Vinte anos após a primeira exibição da série pela TV Cultura, chega aos cinemas uma nova adaptação da história original da atriz e escritora Maria Mariana, já transformada também em peça pela autora, que deu início à franquia multiplataforma com o livro Confissões de Adolescente, um best-seller de 1992. Exceto pelas drogas, nenhum assunto que permeie a adolescência fica de fora. Sexo, bullying, está tudo lá. ?Não censuramos nada?, disse Cris D?Amato, codiretora da produção ao lado de Daniel Filho, responsável também pela série de TV. Há também as continuações das comédias ?Até Que a Sorte Nos Separe 2? e ?Muita Calma Nessa Hora 2?, que certamente vão lotar as salas! 

No teatro, ?João e Maria? ganha versão musical no Teatro Eduardo Kraichete, em Niterói, para as crianças. Espetáculo escrito e dirigido por Anderson Oliveira (autor de adaptações como ?A Princesa e o Sapo?, e ?Pinocchio?, ambos sucesso de público e crítica), é inspirado na obra de Tim Burton e está em cartaz aos sábados e domingos às 17h, no Teatro Eduardo Kraichete-AMF. Quem tem medo da velha bruxa que mora em uma casa de doces no meio da floresta? A antiga história de tradição oral, coletada pelos irmãos Grimm, ganha versão musical e brinca com a atmosfera sombria do conto, na temporada vai até o dia 26 de janeiro. 

Ainda no teatro, mas focando nos jovens e adultos, a comédia musicada ?Os Mamutes?, sob a direção da premiada Inez Viana e texto do também premiado Jô Bilac, faz curta temporada no Teatro Popular Oscar Niemeyer. São quatro únicas apresentações, de 24 de janeiro até 2 de fevereiro com ingressos a preços populares. A peça conta com Débora Lamm e Leonardo Brício encabeçando um elenco afinado e de humor ácido. Vencedor do Festival Internacional de Teatro de Angra dos Reis (FITA 2012) nas categorias Melhor Direção (Inez Viana), Melhor Atriz Protagonista (Debora Lamm) e Melhor Figurino (Flavio Souza), a peça traça um paralelo com o espelho de Alice e fala da deformidade do ser humano diante de uma sociedade repressora e deficiente, do consumismo exacerbado, da alienação violenta de uma geração sem perspectiva e da precocidade infantil: ?um homem não pode abrir mão da sua palavra, do contrário não é um homem, é um Mamute!? Niterói é a última cidade da Turnê do espetáculo, parte do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, que leva espetáculos de sucesso a todas as regiões do país! 

A premiada comédia "Os Mamutes" está em cartaz no Teatro Popular Oscar NiemeyerA premiada comédia ?Os Mamutes? está em cartaz no Teatro Popular

Em Icaraí, a peça ?O Filho da Mãe?, espetáculo teatral com texto de Regiana Antonini e direção de Cláudio Ramos, está em cartaz até o dia 26 de janeiro, no Teatro Eduardo Kraichette ? AMF. A história contada em flashbacks permeia a convivência de uma mãe divorciada que mora com seu filho em um apartamento. Cláudio Ramos interpreta a mãe Valentina e o ator Rodrigo Bering será o filho Fernando. No mesmo teatro, segue em cartaz ?Fulaninha e Dona Coisa?, consagrado espetáculo de Noemi Marinho que enfoca o relacionamento de patroa e empregada numa grande cidade. O texto de Noemi Marinho trata de forma leve e engraçada a difícil relação entre patroa e empregada. Fulaninha é uma moça do interior, daqueles distritos no Brasil onde não se vê nem telefone, órfã, boa índole, não conhece nada da cidade grande até que vem trabalhar na casa de Dona Coisa. Também até 26 de janeiro. 

Na música, o Festival ?Samba Niterói? acontece no dia 01 de fevereiro, a partir das 14h, no Teatro Popular Oscar Niemeyer. O maior festival de samba do Brasil chega a Niterói com grandes atrações num evento com mais de nove horas de duração, às margens da Baía de Guanabara, com a presença de Thiaguinho, Revelação, Só pra Contrariar, Péricles, Turma do Pagode, Leandro Sapucahy, Imaginasamba e Jeito Moleque. 

E para a turma do Rock acontece no próximo dia 25 (sábado) o 2º Sarau Alternativo ? mais um sarau gratuito no bairro de Icaraí, em uma parceria entre o Arariboia Rock e a The Kings Tattoo. A ideia é que qualquer pessoa chegue e se apresente, num formato de ?jam session?, sem compromisso de fazer uma apresentação, como no show. Para o encontro estão confirmadas as presenças de músicos de alto nível como Théo Carvalho, Thiago Ferreira, Kid Mumu (banda Nayah), Jô Maia (Punho Forte), Dilsinho (banda DKV), Lucas Magno (banda Crombie), Cristiane Ribeiro, Banda Villarreal, Isaac Mendhl, Batoke, Marco Tody, Leandro Tavares, André Pessôa, Lucas Brum, Russo Costa e equipe da Roda de Rima de Icaraí. 

Kid Mumu é uma das atrações do Sarau Alternativo em Icaraí Kid Mumu é uma das atrações do Sarau Alternativo em Icaraí

No campo das exposições, no MAC está em cartaz até 23 de fevereiro a Exposição ?Sudário?, do artista Carlos Vergara, com curadoria de Luiz Guilherme Vergara. Em ?Sudário?, são apresentadas obras realizadas em lugares como a Índia, a Capadócia, o Cazaquistão, Londres, Pantanal, São Miguel das Missões e Salvador. Além dos lenços, a exposição é composta por pinturas, fotografias trabalhadas em 3D real e virtual, fotografias, monotipias em grande formato, vídeo e instalações.  

O Solar do Jambeiro foi o local escolhido pela artista plástica Livia Abreu para abrigar a sua exposição ?Criancices?, composta por ilustrações e colagens sobre papel. A mostra fica em cartaz até o dia 31 de janeiro. A exposição da ilustradora Lívia Abreu explora o mundo encantado das crianças através de desenhos, colagens e muitas cores. Com um olhar lúdico, as ilustrações retratam essa fase mágica quando se pode ser e fazer o que quiser usando apenas a imaginação.

Na exposição ?Niterói ? Cidade ilustrada?, o artista gaúcho Joaquim Fonseca expõe aquarelas sobre a ?cidade sorriso? com olhares densos sobre a cidade que o encantou e, nesta mostra, encanta o público, até 31 deste mês. São cerca 60 aquarelas que registram relíquias arquitetônicas, praias, colônias de pescadores, igrejas centenárias, rodas de samba e o dia a dia da população da de Niterói. As obras, reproduzidas com muita sensibilidade pelo artista gaúcho, apresentam a Cidade Sorriso em ângulos pouco explorados e resgata nos niteroienses o prazer de admirar suas belezas e seu cotidiano.  

Solar do Jambeiro, aquarela sobre papel, Joaquim Fonseca, 2012Solar do Jambeiro, aquarela sobre papel, Joaquim Fonseca, 2012

Bom? se o calor é grande, e não dá pra ficar em casa? o que não falta é programação. Pode ir cedo, de tarde, à pé, de carro, de bicicleta, depois da praia ou da piscina, não tem problema. De bobeira, com sol na cabeça, é que você não vai ficar! Bom programa!!