A Psicopedagogia é importante para o seu filho

postagem sobre psicopedagogia

Você sabia que, se uma criança tem notas baixas na escola, ela pode estar com problemas na aprendizagem e a psicopedagogia pode ajudar a descobrir os motivos desse baixo rendimento?

Saiba mais

Muitos problemas de aprendizagem podem estar relacionados à falta de atenção, concentração e memória. Esses problemas, ao longo dos anos, podem ocasionar quadros de estresse infantil, depressão e isolamento, uma vez que a criança não interage com os adultos e, algumas vezes, nem mesmo com os colegas da mesma idade.

Para entender as dificuldades das crianças, o psicopedagogo utiliza-se de diversos recursos como leitura, jogos, desenhos e outras técnicas de diagnóstico. Assim pode atuar diretamente na origem do problema e buscar soluções para que a criança não tenha prejuízos no processo de aprendizagem, ao longo de sua vida escolar.

Angústia, apatia, medo, insônia, falta de interesse, nervosismo, irritabilidade são sintomas de que algo pode estar errado. Na consulta inicial serão investigadas as causas desses sintomas. Depois, o psicopedagogo dará um diagnóstico e irá indicar ações e atividades para favorecer a superação dessas dificuldades de aprendizagem.

A psicopedagogia ajuda a vencer as dificuldades de aprendizagem

Superando seus problemas, a criança torna-se mais autônoma e independente, refazendo sua capacidade de autoestima e convívio social. É isso que desejamos para nossos filhos, não é mesmo?

Mas lembre-se: cada pessoa aprende num ritmo diferente. Sendo assim, prestar atenção nos nossos filhos e nos sinais que eles mostram é a melhor maneira que temos para ver se uma consulta a um psicopedagogo é necessária.

Por ter conhecimento sobre diversas áreas como Psicologia, Pedagogia, Neurologia, Fonoaudiologia, Linguística, entre outros, a Psicopedagogia é a especialidade mais indicada para ajudar as crianças a superarem suas dificuldades de aprendizagem.

Logo, fique de olho no seu filho. E, achando necessário, procure um psicopedagogo para ajudar a entender o que está acontecendo.

No futuro, seu filho vai agradecer por isso!

Claudia Souza é psicopedagoga e proprietária do Espaço Aprender.

Créditos das fotos: foto Menina com livro, obtida junto ao site:*vaniarjsp.blogspot.com *e foto Menino com dificuldades obtida junto ao site educacaoinclusivaemfoco.com.br*