A química do mal

Fala, macacada!

Na premiada série da televisão americana Breaking Bad, que está sendo exibida no Brasil pelo canal pago AXN, o professor de química Walter White começa a produzir drogas após ser diagnosticado com câncer no pulmão, com o objetivo de garantir o futuro financeiro da família antes de sua morte.

O filho de adolescente de Walter White, sem saber das atividades ilegais de seu pai e preocupado com as despesas do tratamento médico, cria então um site na internet para arrecadar dinheiro com doações de pessoas sensibilizadas com a situação do suposto pobre coitado, que a esta altura já está nadando na grana oriunda da venda de drogas.

Sem querer, o garoto estava resolvendo um dos principais problemas do criminoso, que viu no site a oportunidade de lavar o dinheiro ilegal, e arquitetou uma rede de pequenas doações anônimas, todas simuladas, utilizando as verdinhas do tráfico, que ao entrarem nas contas de doação passaram a ser legítimas.

Para quem ainda não viu Breaking Bad, vale muito a pena assistir!

Na série americana, o criminoso lava dinheiro através de site de doaçõesNa série americana, o criminoso lava dinheiro através de site de doações

O que não vale a pena assistir é a notícia de que o ex-tesoureiro do PT condenado no mensalão, Delúbio Soares, conseguiu arrecadar mais de 70 mil reais em apenas dois dias de campanha pela internet para pagar a multa a que foi condenado no julgamento do STF, e em poucos dias chegará ao montante necessário, de quase meio milhão de reais!

Ele repete a estratégia do ex-deputado José Genuíno, que conseguiu arrecadar valor superior a 760 mil reais, em dez dias, através de seu site de doações. José Dirceu e os demais comparsas já informaram que vão apelar da mesma forma ao sentimento dos companheiros e companheiras sensibilizados com a injustiça a que foram submetidos.

Qualquer semelhança entre vida real e dramaturgia, porém, deve ser mera coincidência.