A Soja e Seus Derivados

soja

.

As sementes da soja constituem uma excelente fonte de proteínas (11%), e seu percentual de aproveitamento pelo organismo (61%) é muito semelhante ao da carne. Além disso, possui elevado* teor de fibras* (4,5%), baixo teor energético (130 Kcal/100g) e não possui colesterol nem gorduras saturadas. Segue abaixo alguns alimentos derivados da soja:

.

FARINHA DE SOJA

É obtida pela moagem das sementes de soja secas. Na elaboração de panquecas, bolos ou pães, estes ganham um sabor diferente se um terço da farinha de trigo for substituído por farinha de soja. Mas deve – se tomar muito cuidado, porque se queima com facilidade.

.

LEITE DE SOJA

Trata-se de uma bebida muito nutritiva e de sabor agradável que pode ser utilizada no preparo de iogurtes e sorvetes. É uma excelente alternativa ao leite de vaca, pois possui menos calorias e não contém colesterol, lactose ou caseína. Sua gordura é rica em ácidos graxos insaturados benéficos e possui lecitina. Além disso, fornece proteínas equiparáveis às da carne e do leite de vaca.

.

QUEIJO DE SOJA (TOFU)

O tofu é um queijo fresco obtido a partir do leite de soja coalhado e escorrido. Tem uma textura suave e pode ser combinado facilmente com todo tipo de molhos e recheios. Apesar de seu elevado teor de gordura (5%), contém um alto nível de proteínas (18 – 21%). Baixo teor de calorias (86 Kcal/100g) e sódio (8mg/100g), e não possui colesterol. Atualmente já existe no mercado um tofu light, com 30% a menos de gordura, constituindo um alimento ideal para pessoas com excesso de peso.

.

PASTA DE SOJA (MISSÔ)

O missô é uma pasta de soja fermentada, que é adicionada para reforçar o sabor e o conteúdo proteico de inúmeros pratos.

.

MOLHO DE SOJA

Este é o nome genérico de dois produtos diferentes, mais relacionados: o tamari e o shoyu, que conferem um sabor salgado natural, mais contém menos sódio que o sal de cozinha. Também podem servir como base de um bom caldo ou sopa.

.

CARNE DE SOJA (PROTEÍNAS VEGETAIS TEXTURIZADAS)

São proteínas vegetais elaboradas de forma a parecerem carne por sua aparência, gosto e textura. São obtidas a partir da soja tratada com uma solução ácida que a coagula em forma de fibras, que são fiadas e tratadas com diversos corantes e aromatizantes, açúcar, sal, albumina de ovo e glúten.

.

LECITINA DE  SOJA

É obtida a partir de sucessivas refinações do óleo de soja. Pelo seu teor de fosfolipídios, é um grande revigorante do sistema nervoso e uma arma eficaz para reduzir os níveis de colesterol, pois age como emulsionante das gorduras e mobiliza os depósitos adiposos. É encontrado no mercado em forma de comprimidos, cápsulas ou granulada.

.

Espero vocês aqui no Elefante Verde para o próximo post.

Abraços,

.

Kênia Leize Silva de Almeida

Nutricionista – CRN 6008

 (31)  8451 – 0299

.