Abril de feriados

Com abril já em curso, passamos pelo Dia da Mentira, o aniversário do Golpe de 64, e teremos nesse mês um feriadão que envolve a Semana Santa, com sua paixão e ressurreição, e o Dia de Tiradentes, além da comemoração do Descobrimento do Brasil. Com tantas datas importantes e diversos feriados, vamos buscar na programação cultural Niterói o que temos para nos acompanhar nesses dias de descanso.

Estreia no Teatro

No teatro, reunindo os assuntos Golpe e Identidade brasileira, estreia dia 12 no Teatro Popular Oscar Niemeyer o espetáculo musical ?Casa de Santo: uma tragédia tropicalista?, com direção geral e roteiro de Patrícia Zampiroli.

Costurada por canções de artistas do movimento tropicalista como Gilberto Gil, Tom Zé e Caetano Veloso, a história nos mostra uma jovem família nos dias de hoje, às voltas com violência, repressão e outros dilemas que têm um paralelo com o período da Ditadura Militar.

As canções do movimento tropicalista são a base de "casa de Santo"As canções do movimento tropicalista são a base de ?Casa de Santo?

A ideia é relembrar o período do golpe por meio da voz de artistas que romperam com padrões comportamentais e estéticos em meio ao governo ditatorial instaurado na época. Segundo a proposta, ?discutir essa sociedade a partir do movimento tropicalista justifica-se principalmente pela pertinência dos temas que a obra produzida, em diversos segmentos artísticos, revela e suscita?. O espetáculo fica em cartaz até 27 de abril.

* Balé ?Romeu e Julieta?*

Na dança, está em seus últimos dias no Teatro Municipal de Niterói a temporada da Companhia de Ballet da Cidade com ?Romeu & Julieta?. A Companhia tem direção do bailarino, coreógrafo e diretor Pedro Pires desde 2012, e vem se destacando no universo da dança brasileira como um dos mais importantes centros nacionais de produção contemporânea, sendo a sétima companhia pública de dança do País, já tendo se apresentado em dezenas de cidades brasileiras e no exterior, incluindo Alemanha (Hagen) e EUA (Nova York).

Na montagem, o clássico texto de Shakespeare ganha roupagem e linguagem pautadas pela inovação e pesquisa, tendo à frente o premiado coreógrafo português André Mesquita, que desenvolveu o trabalho a partir da dramaturgia de Shakespeare, e não da música. Boa chance para prestigiar um trabalho de alto nível realizado em terras niteroienses. Mas corre, pois vai só até o dia 6 de abril!

* Promessa da Música*

Na música, com o apadrinhamento do mestre Ivan Lins, a cantora, bailarina e percussionista Julia Vargas se apresenta no Teatro Municipal de Niterói, como parte do projeto Palco Aberto, no dia 10.

Julia Vargas é uma das promessas da MPBCantora e compositora, Julia Vargas é uma das promessas da MPB

Tendo no repertório uma música inédita, ?Cabelos Molhados?, criada especialmente por Ivan Lins, e tendo sido laureada também por Alceu Valença, Julia lança seu primeiro CD solo, perpassando raízes de nossa música, a tradição e a inovação da MPB.

Também compositora, Julia entoa duas canções inéditas do parceiro Claos Mózi (banda Giras Gerais), e nos brinda com ?Troca Toca? de Rita Lee. Vale conferir o lançamento dessa nova promessa da nossa música!

* Para a criançada *

Pensando nas crianças, não podemos deixar de falar do filme que está em várias salas de cinema, tanto no Plaza Shopping como no Shopping Bay Market. Trata-se de ?Rio 2?, continuação do diretor brasileiro Carlos Saldanha, que traz nomes, ou vozes, de peso como Anne Hathaway, além do brasileiro Rodrigo Santoro, no papel do ornitólogo Túlio.

Carlinhos Brown, Rodrigo Santoro, Sérgio Mendes e Carlos Saldanha promovem "Rio 2"Carlinhos Brown, Rodrigo Santoro, Sérgio Mendes e Carlos Saldanha em ?Rio 2?

A história traz as novas aventuras da arara azul Blu e sua companheira Jade no Rio de Janeiro com seus dois filhos, em uma trama durante a Copa do Mundo de 2014. Na esperança de não ser a última de sua espécie, a família viaja para a floresta amazônica sem imaginar os perigos que encontrará. No fim de semana de estreia, o filme liderou a bilheteria nacional, já alcançando de saída a quinta maior bilheteria de 2014.

Quem ainda não viu, não pode perder. Até porque, não vão faltar dias com crianças em casa na busca por um programa legal. E aí, corre para o cinema com a criançada!!