AÇAÍ - A SUPER FORÇA!

Se o Popeye fosse criado nos dias de hoje por um brasileiro, o alimento da força dele seria o açaí e não o espinafre.

popeye-227x300       AcaiCopo

O açaí é uma fruta do norte do Brasil que se popularizou nos demais estados entre as décadas de 80 e 90.

Nos estados do  Amazonas e Pará (principais produtores) a influência do alimento é tão forte que a população consome o dobro de suco da fruta, comparado ao leite.

Do tupi, significa “fruta que chora”. Diz a lenda que em uma tribo indígena onde o alimento estava escasso, o cacique Itaki ordenou que matassem todos os recém-nascidos para que não aumentasse a população, inclusive o bebê de sua própria filha Iaçá. A mesma muito triste pediu ao Deus Tupã que ajudasse a sua tribo. Uma noite Iaçá ouviu um choro de criança e viu sua filha ao pé de uma grande árvore com frutinhos escuros. Ao abraçá-la a mesma desapareceu. No dia seguinte encontraram seu corpo junto a árvore. Viram os frutos e o cacique ordenou que fizessem uma bebida, da qual foi a solução para acabar com a fome da aldeia.

Batizaram a árvore de* Açaí* (Iaçá ao contrário) em homenagem a filha do cacique.

O consumo misturado com frutas, granola e outros ingredientes se tornou uma verdadeira febre entre jovens adeptos de atividade física, por ser um alimento altamente nutritivo.

Se espalhou de tal forma, que hoje famílias inteiras consomem o* açaí*.

Aqui em São Caetano tem  vários locais que comercializam essa delícia,* pontos exclusivos de açaí e sorveterias*, um destaque especial pra a Avenida Presidente Kennedy, onde se concentra a maioria desses estabelecimentos.

açai

Sábados e domingos você vê um aglomerado de adolescentes na região formando filas para desfrutarem de sucos e tigelas de açaí com as mais variadas combinações.

 Segundo a nutricionista Karen George de São Caetano, esse alimento é rico em antioxidantes, que é capaz de combater a formação de radicais livres, retardando o envelhecimento das células.

Apesar de ser calórico devido sua grande quantidade de lipídios, é considerado um ótimo alimento por conter gorduras boas e necessárias ao nosso organismo, que além de tudo, trazem um poder de saciedade, fazendo com que a fome demore mais para aparecer.

O açaí ainda é rico em fibras, ferro, fósforo, vitamina E, cálcio, potássio, magnésio e vitamina B1.

O problema é que, principalmente na área Sudeste o açaí é adoçado e batido com xarope de glicose deixando-o com consistência semelhante ao sorvete e consumido com outros ingredientes como leite em pó, leite condensado, granola (geralmente com açúcar), mel e frutas o que aumenta ainda mais seu valor calórico.

A mesma alerta para as pessoas que pretendem manter a forma ou perder peso, consumir o alimento puro (sem a mistura do xarope de glicose).

Consumir como lanche da manhã, tarde ou ceia. Para os praticantes de atividade física, a nutricionista recomenda antes ou pós treino, para repor as energias perdidas.

Como qualquer outro alimento calórico, deve ser consumido com moderação.

E você, assim como eu é fã dessa delícia gelada? Indique para o site do Elefante Verdeo seu local preferido!

Beijos e até a próxima guloseima!

Agradecimento especial pelas informações cedidas:

Karen Juliana George

Nutricionista
CRN3 – 38461/P
Contato: email: karenjulianageorge@gmail.com