ACI del-Rei - 2013. Ano do supercentenário

1. sede da ACI

No dia 1 de Janeiro de 2013 a Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei) completou* 110 anos*. Ela é a terceira mais antiga entidade do Estado de Minas Gerais; sendo a primeira a de Juiz de Fora, fundada em 1896 seguida da Associação Comercial de Minas (1901). Sua história está intimamente ligada ao crescimento da cidade.

Em Janeiro de 1903, empregados do comércio desta cidade organizaram uma associação beneficente, instrutiva e comercial, composta de número ilimitado de sócios, sem distinção de nacionalidade, que recebeu o nome, de ?Associação dos Empregados do Commercio de São João d´el-Rey?.

No início do século passado, percebendo-se um grande crescimento do comércio em São João del-Rei, que teve como contribuição a inauguração, em 28.08.1881, do primeiro trecho ? 9 km de extensão ? da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), os comerciantes resolveram se reunir em torno de uma associação. Assim foi que em 21.05.1903 fundava-se, na cidade, a Associação dos Empregados no Comércio de São João del-Rei. Na época, a maioria dos proprietários eram os próprios funcionários dos estabelecimentos.

Em 14 de maio de 1916 passou ela por uma reorganização que lhe deu novo alento e em 14 de novembro de 1921 tomava o nome de ?Associação Comercial de São João del-Rei?.

Em 31.01.l932 aconteceu a inauguração de sua sede própria, à Avenida Engenheiro Hermílio Alves e em 05.10.2000 se instalou em novo prédio, à Rua Maria Tereza (ao lado da antiga sede).

Assim nasceu e cresceu a ACI del-Rei que, por mais de um século, vem participando ativamente da vida econômica do município, contribuindo, influindo e buscando alternativas que levem ao desenvolvimento da cidade como um todo.

Pode-se perceber claramente que, em São João del-Rei, no século XVIII a mineração foi sua principal atividade; no século XIX o comércio atingiu o seu apogeu; o século XX foi o da industrialização e tem-se vislumbrado, para este século XXI, o turismo como o caminho para a retomada de seu crescimento.

Atenta a estes dados históricos e acompanhando sempre de perto a direção certa é que a ACI del-Rei, nos últimos anos, também tem traçado seu caminho, buscando incentivar o turismo no município. Pois o que se nota é uma tendência da cidade em tentar recuperar posições perdidas quando, nos séculos passados, ela estava colocada entre as quatro maiores e mais importantes de Minas Gerais.

Neste novo espaço vamos destacar informações e novidades, para que você fique sabendo de tudo que está acontecendo na ACI del-Rei. Venha fazer parte da Associação Comercial e conheça os benefícios de ser associado.