Acupuntura e aplicações clínicas # 01

Olá pessoal!

Estou de volta para discutir alguns temas com vocês!

Para começar, vamos falar sobre Acupuntura e suas aplicações clínicas! Vocês sabem o que é Acupuntura e como atua no organismo? Existem evidências científicas de que realmente funciona? Quais doenças pode tratar? Que métodos terapêuticos são utilizados e como é feito o tratamento?

Então, vamos nos ater hoje ao conceito de Acupuntura, pois julgo importante falar com vocês sobre o real significado desta terapêutica!

Acupuntura é um dos métodos da* Medicina Tradicional Chinesa* que consiste no estímulo de pontos cutâneos específicos, conhecidos como pontos de acupuntura. O objetivo terapêutico é harmonizar integralmente o corpo, em sua esfera física (órgãos e vísceras) e em seu âmbito mental e emocional. Não é possível pensar em Acupuntura sem pensarmos no cuidado integral do corpo e da mente.

Vocês sabiam que esta terapêutica tem suas raízes na mitologia do pensamento Taoísta e da China Antiga, há aproximadamente, 5.000 anos? Para esclarecer, o pensamento Taoísta é aquele que concebe o Ser Humano como um microcosmo inserido dentro de um macrocosmo, que é o nosso Universo. Então, se trouxermos este pensamento para dentro da filosofia da Medicina Chinesa, podemos entender porque a abordagem terapêutica da Acupuntura vê o Ser Humano como um ser integrado e constituinte do Universo. Portanto, nesta ótica, o paciente é visto por um olhar diferenciado, bastante singular e de forma excepcionalmente acolhedora!

Fico por aqui e espero vocês para a continuidade destes itens relacionados a “Acupuntura e aplicações clínicas”, aqui no Elefante Verde BH.

Abraços a todos!

Patricia Villela