Acupuntura e Aplicações Clínicas # 04

Queridos internautas, como estão?

Gostaria de falar um pouquinho com vocês sobre como os chineses vêem o aparecimento de doenças em nosso organismo e como é feito o diagnóstico energético para a realização do tratamento. Vocês verão que é muito diferente da abordagem clássica convencional. Vamos lá!

acupuntura

Para os chineses, por quê aparece a doença?

Segundo as teorias de base da Medicina Chinesa, nosso organismo é formado por matéria e energia. Esta energia, também conhecida como Força Vital ou Qi, circula nos meridianos, onde existem os pontos de acupuntura, formando uma rede que conecta todos estes pontos de acupuntura entre si e influencia o funcionamento de todo o organismo. Quando esta energia flui livremente, há harmonia, equilíbrio e boa saúde. Se a energia está em excesso, insuficiente ou estagnada em determinado canal, surge o desequilíbrio que pode levar à enfermidade. Muito simples, não é? Mas este é o princípio básico!

Como é feito o diagnóstico energético para a realização do tratamento?

A literatura chinesa reconhece “Padrões de doenças ou de síndromes” e propõe conjuntos de pontos de acupuntura específicos de acordo com a classificação das síndromes. Porém, a terapêutica é baseada em um diagnóstico diferencial para atender aos pacientes em seu universo singular, o que torna o tratamento único dentro de seus princípios tradicionais de saberes. Neste sentido, para a realização de um diagnóstico e tratamento dentro do pensamento chinês, o profissional deve se especializar e aprofundar nos parâmetros fundamentais da Medicina Chinesa, cuja essência preconiza a integralidade do cuidado e a individualidade do paciente. A acupuntura não é só inserir agulhas! É necessário a realização de um diagnóstico individual, senão, meus amigos, o tratamento pode ficar comprometido!

No próximo tópico, falaremos sobre como é feito o tratamento e quais são seus mecanismos terapêuticos. Aguardo vocês aqui, no Elefante Verde para o próximo encontro!

Abraço afetuoso.

Patricia Villela