Acupuntura e Aplicações Clínicas # 05

Olá para todos!

Agora que vocês já sabem como é realizado um diagnóstico energético em medicina chinesa, vamos falar sobre como é feito o tratamento e quais são seus mecanismos terapêuticos, certo?

acupuntura

Então, após a realização do diagnóstico energético e individual do paciente, procedemos à realização do tratamento.

A linha básica de tratamento para todas as patologias visa desbloquear a energia e o sangue quando estagnados promovendo a circulação e fortalecendo os órgãos pela correta distribuição energética. Assim, a Acupuntura propõe-se a restabelecer o equilíbrio do organismo como um todo, ao nível das emoções e do sistema orgânico.

acupuntura auricular

Basicamente, o tratamento consiste na inserção de agulhas filiformes e descartáveis, em pontos específicos na superfície do corpo, localizados em meridianos ou canais de energia, os quais estão distribuídos de modo semelhante a uma rede nervosa. Estes pontos podem também ser aquecidos com calor produzido pela queima da erva chinesa Artemísia Vulgares ou estimulados por ventosas, pressão, estímulos elétricos (eletroacupuntura) e, mais recentemente, lasers (sem agulha). Estes dois últimos possibilitam o atendimento a pessoas que têm restrições a agulhas, pois, de forma indolor, conduzem aos mesmos resultados terapêuticos que com o uso das agulhas. Há ainda, a Acupuntura Auricular (método Chinês que utiliza sementes ou esferas na orelha para serem estimulados pelo próprio paciente), que apresenta excelentes resultados e pode ser utilizada isoladamente ou como coadjuvante à acupuntura clássica.

É isso pessoal! Até nosso próximo encontro, aqui no Elefante Verde, quando falaremos sobre a associação entre a acupuntura e outros tratamentos, se possui efeitos colaterais e por aí adiante.

Fico por aqui… Abraços.

Patricia Villela