Advoga?! Fizemos um estudo de marketing estratégico para o seu escritório.

Recentemente estive visitando uma Advogada para conversarmos sobre marketing, em como poderíamos criar uma estratégia para que ela se destacasse no mercado como referência de conhecimento e competência usando a internet. Para minha surpresa, ela disse que ficava impossibilitada de investir no marketing pessoal e empresarial por limitações legais, foi quando percebi que ela estava fazendo uma pequena confusão entre propaganda e marketing.

Há restrições legais em certas profissões, entre elas a Advocacia, de se lançar em comerciais e fazer promoções de seus serviços, em resumo, autopropaganda ao público. Convenhamos que seja uma restrição fundamental para manter a imagem e status da profissão, que está em contato direto com o Judiciário.

Então como fazer marketing e ter resultados?!

Quem opera o Direito sabe que sobra muito pouco tempo para outros assuntos, porém, para crescer como profissional e gerar mais receita é preciso ter flexibilidade e começar a olhar, também, a profissão com olhos empreendedores.

O marketing é abrangente, ele busca estruturar de forma consistente a imagem da sua empresa, com ações que vão desde a qualidade do cafezinho, até o vestuário do profissional, passando pelo atendimento e atenção aos clientes. Enfim, tudo o que agregar valor ao usuário dos seus serviços, servem para melhorar a imagem da sua empresa, trará mais credibilidade e consequentemente aumenta a receita.

Como destacar meu escritório frente à concorrência usando a internet?!

O status do profissional do direito está ancorado na mente dos usuários do serviço, quanto mais ele parecer estabilizado, mais credibilidade, isso está ligado diretamente com a ideia de que ganha mais causas, e consequentemente mais dinheiro.

Ter presença online é um grande diferencial para esse nicho específico, muitas pessoas, quando buscam os serviços de um advogado pela primeira vez, faz sua pesquisa na internet, daí surge a necessidade de estar bem destacado nesse ambiente.

Site:

O site é seu escritório aberto 24 horas por dia no ambiente virtual. Você pode fechar seu escritório às 18 horas, mas as pessoas que buscam pelo serviço (segundo pesquisas, grande parte da procura no ambiente online ocorre durante a noite) encontrarão seu site, seus diferenciais e principalmente, seus contatos.

E-mail profissional:

É muito comum ver operadores do direito usando e-mails gratuitos como Hotmail e Gmail, exemplo: cardozoadvogados@gmail.com.

Esses e-mails não profissionais não contribuem para a o status do seu negócio, quer um exemplo?! Imagina que você recebe dois cartões da mesma advocacia, um com o Gmail acima e o outro com e-mail cardozo@advogados.com.br, qual deles passa mais credibilidade?!

E-mails profissionais são uma excelente ferramenta para facilitar o contato entre o advogado, o cliente e o judiciário, pois atua em uma área fundamental para a profissão, a imagem de profissionalismo.

Blog:

No meio digital dizemos que o site é o rosto da sua empresa na internet, e o blog é o cérebro, é no blog que as empresas ou profissionais autônomos mostram que entendem do assunto, onde compartilham informações relevantes.

Acredito que você já viu páginas de advocacias, onde com frequência aparecem as atualizações de leis, súmulas, informações relevantes sobre o setor e vários outros assuntos pertinentes à questão. Chamamos isso de marketing de conteúdo.

A forma mais rápida e eficaz de virar referência no ramo é usar o conhecimento potencial para divulgar informações relevantes à sociedade.

Exemplo: recentemente foram apresentadas mudanças na previdência social, a população aposentada ou em fase de aposentaria se viu alvoroçada buscando informações a respeito. Agora imagine se um escritório regional faz um post explicativo, circunscrito e objetivo sobre essas alterações. Isso com certeza iria render comentários, compartilhamentos e aumentar a visibilidade da sua marca, sem contar nos possíveis negócios que poderiam gerar, pois é um fato que o usuário procura o serviço confiável, e educando-o, você será essa referência.

Página no Facebook:

A página no Facebook serve como motor para as empresas de bens, serviços e profissionais autônomos ficarem visíveis no ambiente online, que é onde está 64% da população brasileira, boa parte do dia. Empresas destaques no mundo digital fazem uso dessa rede social como meio de promover a sua marca, divulgando conteúdo relevante para um público direcionado, haja vista que o Facebook tem ferramentas que conseguem filtrar com muita precisão quem deve ver a publicação.

Da estratégia:

1 - Tenha um site bonito, de alta tecnologia, fácil de navegar e principalmente, com as informações do seu escritório, em quais áreas atua, os diferenciais.

2 - Tenha e-mails profissionais para que o seu público alvo e o judiciário possam entrar em contato com você de forma segura e confiável.

3 – No Blog, uma vez por semana, publique atualização de leis e informações relevantes para a sociedade, opine sobre algum assunto que é de interesse geral, seja conciso e objetivo nas palavras, demostre conhecimento do que está escrevendo. Isso gastará no máximo duas horas por semana, se programe e ficará surpreso com os resultados.

Nesse caso é comum surgir a questão “eu não tenho tempo”, mas duas horas por semana é muito tempo?! Quando vale a imagem do seu negócio?!

4 – Pegue o link do seu post e cole na linha do tempo da sua página, crie uma conta de anúncio no Facebook e impulsione alguns reais direcionados a estudantes de Direito, colegas de profissão, concurseiros. Dependendo do assunto: aposentados, mulheres, enfim. Em pouco tempo sua página começará a ser seguida por milhares de pessoas, desde que você mantenha a frequência.

Esse reconhecimento serve para ancorar na mente das pessoas a eficiência do serviço prestado, o conhecimento e reconhecimento do profissionalismo. Quando elas estiverem “maduras para usar os serviços”, a primeira resposta automática será a âncora instalada.

O marketing digital aliado à frequência e disciplina nas publicações é plenamente capaz de te destacar frente à concorrência e gerar mais receitas, inclusive atraindo outras formas, como palestrante e magistério.

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