Afinal, o que é glúten ?

CustoAlimentoSemGluten

Muito tem se falado ultimamente sobre o glúten. Para muitos a retirada do glúten da dieta tem se tornado moda, motivo de intolerância ou até mesmo um estilo de vida.

Pelo que se sabe trigo refinado realmente não faz bem e nunca consumimos tanto trigo como ultimamente.

Mas o que a maioria das pessoas não sabem é o que é essa proteína pode causar.

Afinal, o que é glúten?

O glúten é uma proteína presente no trigo, centeio, cevada e no malte, ele ajuda na estabilização de preparações culinárias como:

Pães, torradas, macarrão, pizza e cerveja.

O que tem sido ultimamente eliminada da dieta é a aveia, (que contém grande fonte de fibras  e importante para o melhor funcionamento do trânsito intestinal), por acreditarem que contém o glúten, mas na verdade não contém, o que acontece é que muitas vezes a aveia é cultivada e processada junto com o trigo e isso leva à contaminação cruzada e há a opção de comprar a aveia cultivada em seu estado puro em lojas especializadas de produtos naturais.

As grandes vítimas do glúten são os celíacos, a doença celíaca é uma síndrome autoimune, onde as células do sistema imunológico atacam o próprio organismo, processo esse desencadeado pela ingestão de glúten, nesse caso o consumo de qualquer alimento que contenha essa proteína deve ser eliminado  de vez dos hábitos alimentares.

A retirada do glúten da dieta pode amenizar a inflamação causada pela obesidade, além de sua retirada também diminuir as taxas de glicose no sangue.

É possível que o hábito sem glúten melhore a qualidade de vida,(para os não intolerantes), mas não vale esperar milagres, além de cortá-lo ou consumir vez ou outra é necessário uma alimentação balanceada.

Mas vale lembrar que há muito a ser descoberto, pois a princípio ele não é tão inocente como parece.

Procure seu Nutricionista !!!

Até a próxima !!!

Instagran: @anacarolinagontijo