Agosto para todos os gostos!

Começou o mês de agosto! As crianças e jovens voltando às aulas, ainda um friozinho, a sensação de que iniciamos a corrida até o Natal? mas o recém iniciado mês é polêmico, no que diz respeito a forma como é sentido por todos.

Para alguns, agosto é o mês do desgosto. É difícil definir a origem dessa crendice, porém sabe-se que mesmo os romanos, que deram o nome ao oitavo mês do ano em homenagem ao imperador Augusto, acreditavam que nesse período uma criatura horripilante cruzava os céus da cidade. Talvez a origem esteja em Portugal, onde as mulheres nunca se casavam no mês de agosto, por ser o mês em que os navios partiam nas expedições, e por isso elas ficariam sem lua-de-mel e talvez até viúvas precocemente.

Outra justificativa é que muitos episódios tristes, no mundo e no Brasil, já aconteceram no mês de agosto. Por exemplo, o massacre da noite de São Bartolomeu em agosto de 1572, por ordem de Catarina de Médici; o maior genocídio da História com a bomba atômica no Japão em agosto de 1945; no Brasil, a morte trágica de dois presidentes da República, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck;  e por aí vai?

Para outros, o mês de agosto é também o mês das vocações, pelo menos em algumas religiões, principalmente a católica, sendo um belo momento de reflexão sobre as vocações em geral. Pode ser também o Mês do Folclore, com festividades e comemorações em vários pontos do Brasil.

Agosto também é o Mês do FolcloreAgosto também é o Mês do Folclore

Mas, parece boa a ideia de que antes de tudo, o mês de agosto é o mês dos pais. No Brasil, a criação da data do Dia dos Pais é atribuída ao publicitário Sylvio Bhering, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Depois esta teria sido alterada para o segundo domingo de agosto.

O fato é que, independente da religião, da política, da cultura e do time de futebol, pai é pai. Aquele que colaborou ativamente na nossa criação, biológica, inclusive, na maioria das vezes! Aquele de quem se espera apoio nos primeiros passos, que seja nosso exemplo e que acabe sendo herói ou até vilão. E que no fim, talvez seja cuidado por nós, como uma bela e irônica inversão de papéis com que a vida nos brinda!

Então, nesse mês dos pais, a cidade continua repleta de opções culturais interessantes. O Teatro Municipal de Niterói, como sempre, oferece um cardápio variado. Bia Bedran tem dose dupla: comemora 40 anos de carreira com o show ?Beatriz?, com músicas compostas entre 1966 e 1968 quando a cantora ainda era Beatriz ? a menina dos festivais ? em cartaz no sábado dia 10. Já no domingo, dia 11, ela lança o seu décimo segundo livro infantil, ?O Caraminguá?, com a ?Roda de Samba do Caraminguá? onde os pais entram como convidados se acompanhados dos filhos.

Bia Bedran comemora 40 anos de carreira no Teatro MunicipalBia Bedran comemora 40 anos de carreira no Teatro Municipal

Dia 16 deste mês, o espetáculo ?Histórias do Brasil em Canto e Verso? mescla cantigas, canções e sambas consagrados com textos escritos por conceituados autores brasileiros, tendo no elenco Magda Belloti e Sergio Di Paula, acompanhados por músicos de primeira.

Ainda no Municipal, Elisa Lucinda volta à cidade acompanhada de Marcus Lima no espetáculo, ?Ô Danada? (22/08). Os protagonistas são trovadores modernos em uma versão bem brasileira, evidenciando a figura do homem e da mulher com os defeitos e qualidades, para o mês dos pais uma boa pedida!

No Teatro Abel, a comédia romântica ?Casar Pra Quê?? volta a Niterói sob a direção de Eri Johnson, com novos quadros e novo cenário. Em cartaz desde 2007, o espetáculo já foi assistido por mais de 600 mil espectadores. Para as crianças, estréia em 17/08 também nos palcos do Abel ?Pinóquio?, um dos mais famosos personagens da literatura mundial, em adaptação de Eduardo Roessler encenada pelo Grupo Papel Crepon.

E para provar que há atrações para todos os gostos, talvez os pais tenham que acompanhar alguns filhos no show da MC Anitta, no Espaço Cantareira, dia 30, na esteira de sucesso da nova estrela pop do momento.

MC Anitta se apresenta novamente em NiteróiMC Anitta se apresenta novamente em Niterói, no Espaço Cantareira

Bom, pra finalizar, é interessante lembrar que esse ano o ?Dia do Estudante? coincide com o ?Dia dos Pais?, no domingo (11/08). Coincidência boa para lembrarmos que, quase sempre, os pais são tão aprendizes com os filhos quanto vice-versa. Bom, e se alguns pais não conseguem ainda entender isso, que os estudantes de hoje mantenham esse espírito, e possam continuar aprendendo depois, com seus filhos. Pois, se pensarmos bem, há muito que aprender. Sempre. Boa comemoração!