Agressividade entre cães durante o passeio

agressivePassear com seu cão é uma das maneiras favoritas de exercitar e gastar energia do animal, deixando-o mais calmo e relaxado, consequentemente melhorando seu comportamento do dia a dia. (Um cachorro cansado é um cachorro feliz!)

Porém, o que era pra ser uma atividade agradável pode se tornar estressante, é comum observarmos cães latindo, rosnando e enlouquecidos ao ver outro cão. Devido a esse comportamento, muitos proprietários decidem não mais passear, pois a caminhada se torna tensa e negativa.

Normalmente os problemas de comportamento tem ligação direta com os donos. O ?problema? já começa dentro de casa. A falta de socialização do cão quando filhote é uma das  principais causas dessa agressividade, cães são animais sociáveis, precisam estabelecer uma comunicação com outros cães, com outras pessoas, barulhos, etc. Não deve permitir em hipótese nenhuma a agressão, seja contra o ser humano ou contra outro cachorro. Devemos assumir nosso papel de líder da matilha, e a primeira regra é não permitir agressividade.

A raça não é o que importa, porém cães de raças consideradas fortes precisam de um dono que saiba lidar com comportamento canino e que saiba realmente o que o cão precisa. A grande verdade é que qualquer raça poderá desenvolver este comportamento.

Não recomenda dar broncas ou brigar com o cão que age de forma agressiva com outro cão, o correto seria associar a presença de outro animal com uma coisa positiva, realizando assim um treinamento baseado em recompensas, tornando o cão mais seguro. Outro erro comum do proprietário é passar tensão pela guia, deixando ainda mais o animal inseguro.

Nos últimos 5 anos, a agressividade contra outros cães foi a segunda maior causa pelo qual a Adestra-Cães foi solicitada para serviços.

Diego Miranda

Proprietário da empresa Adestra-Cães ? adestracaes.pontenova@gmail.com