Agricultura natural segundo a filosofia japonesa

Os japoneses possuem a maior média de expectativa de vida do mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Nações Unidas (ONU). O Japão, inclusive, é um dos países onde se concentra o maior número de pessoas centenárias, cerca de 40 mil.

Um dos fatores ligados a essa longevidade certamente é a alimentação,muito mais *natural e saudável *do que em países ocidentais. O histórico que os japoneses têm, por sua vez, em relação aos *cuidados com a agricultura é exemplar.

Mokiti Okada e a agricultura natural

Muito antes de alguns termos como sustentabilidaderespeito ao meio ambiente e alimentação natural *entrarem em voga, o filósofo japonês *Mokiti Okada (1882-1955), ainda na década de 30, instituiu no Japão um programa de agricultura natural, como ficou posteriormente conhecida esta prática.

Desenvolvida respeitando-se alguns princípios naturais definidos por Okada, a agricultura natural parte da tese de que o espírito é inerente não somente aos seres humanos, mas aos animais, aos vegetais e a todos os outros seres. Além disso, há uma ênfase especial ao solo, considerado como organismo vivo.

Saiba mais

A ideia é bem interessante e merece uma atenção especial. Separamos, a seguir, alguns trechos do site MegaAgro e da Fundação Mokiti Okada, a respeito da filosofia em que baseia-se este conceito de agricultura natural:

?Sendo o solo o maior organismo vivo do planeta, é de se considerar a importância do respeito que a ele se deve ter para a preservação da vida humana, em níveis espirituais e materiais, razão por que a Agricultura Natural centra, nele, a base de seu trabalho.?

?O atual excesso de alimentos contaminados por agrotóxicos lançados nas plantas e no solo tem resultado no aumento crescente de doenças, o que contribui para a elevação do índice de pobreza e de conflitos na vida humana. Isso requer uma responsabilidade consciente para a produção e o abastecimento de alimentos verdadeiros e sadios, indispensáveis para a criação de uma sociedade saudável, próspera e pacífica.?

Veja mais assuntos relacionados no meu blog, acesse: HTTP://clovisakira.blogspot.com