Alerta, está na hora de economizar água!

16170149

A maior cidade do país, São Paulo, região e Minas, estão enfrentando já a algum tempo, o problema de falta d´agua e o fantasma do *racionamento. *Este problema já afeta cerca de 24 milhões de pessoas.

A falta de chuva tem ajudado para este cenário, mas não é o vilão, e diferente do que muitos pensam, este problema não é recente, muito pelo contrário, o nível do Sistema Cantareira, principal conjunto de reservatórios que abastece a Grande São Paulo, já vem mostrando indícios da necessidade de se reduzir o consumo e extração de água, a cerca de 10 anos.

cantareiraComo o Sistema da Cantareira chegou a patamares críticos, a fim de evitar o racionamento, o governo estadual liberou a exploração do volume morto, mas nem assim, está sendo o suficiente para abastecer a população.

Os racionamentos já começaram, e para surpresa de nós, os apagões estão chegando a atingir um número grande de cidades.

Bom, mas diante deste problema que afeta a todos, a população não pode e não deve, ficar de braços cruzados, portanto, aqui vão algumas dicas de como reduzir seu consumo de água, e ajudar o nosso planeta.

Vamos lá:

  • Canos furados e vazamentos são um desperdício de água potável. Faça um teste, feche todas as torneiras e confira se os indicadores do hidrômetro continua girando, se isso acontecer, você pode estar com algum cano vazando, desperdiçando água e dinheiro. Verifique também, se nenhuma torneira fica pingando, quando está fechada.

  • Reutilize-ÁguaReutilize a água da máquina de lavar, para limpar o quintal e calçada. Varra esses cômodos ao invés de lavar, e use baldes na hora de lavar ao invés de mangueira.

  • Antes de lavar a louça, retire bem a sujeira, assim, ficará mais fácil e rápido de lavar, usando menos água. E atenção, isso todos já sabem, mas não custa deixar registrado, nunca deixe a torneira aberta, enquanto ensaboa as louças. Isso serve também para o momento de escovar os dentes, só abra a torneira no momento de enxaguar a boca.

  • Use os arejadores nas torneiras, mais conhecidos como peneirinha, ela proporciona uma sensação de maior fluxo, fazendo você consumir menos água.

  • Aproveite a água da chuva para atividades que não sejam de consumo.

  • As plantas precisam de água, porém, o regador gasta bem menos água que a mangueira. Deixe para regá-las no período da noite, para evitar a evaporação.

  • dicas-para-lavar-roupas-de-bebes-e-criançasJunte roupa suficiente para encher a máquina, antes de programá-la para uma lavagem. A quantia de água que uma máquina gasta para fazer uma lavagem, é muito alta.

- Verifique se o registro da sua descarga está funcionando bem. Cada vez que ela é acionada por 6 segundos, gasta-se entre 6 e 10 litros. Portanto, acione somente o tempo necessário.

  • Banhos devem ser rápidos, policie-se. Coloque um despertador programado para tocar caso você ultrapasse o tempo do banho. Feche o chuveiro para se ensaboar. Outra dica fantástica, serve principalmente para quem tem aquecedor de água, equipamento que está se tornando muito comum, enquanto a água quente não chega no chuveiro, coloque baldes para coletar a água fria que está nos canos, que é desperdiçada. Esta água poderá ser utilizada para jogar na privada, lavar roupa, quintal, regar plantas.

-autoO carro não precisa ser lavado toda semana, e se for lavar, não use a mangueira, use o balde, ou vá até um lava-rápido, que reutilize a água. Confira os métodos de lavagem ecológicas, no Bacanas Park Estacionamento *em São Bernardo,* onde nenhuma gota de água, é utilizado. Este método de cristalização que acaba lavando seu carro também, chega a durar por 15 dias!

A diminuição do consumo, é a principal atitude para tentarmos melhorar esta situação, juntos, podemos fazer melhor!