Alta da taxa Selic Meta X descontrole da inflação... até onde isto nos afeta?

Para entender o impacto de cada situação do quadro econômico em nosso dia a dia, precisamos antes entender o que significam os fatores que o levaram a tal estágio.

A taxa Selic Meta é estabelecida pelo COPOM (comitê de política monetária), e é através dela que agentes analisam a viabilidade de investimentos ou financiamentos, e através dela também é que se pode definir o caminho que a política econômica vai percorrer nos períodos seguintes.

Atualmente a taxa está em 11,75% a.a. determinada na última reunião do COPOM realizada em 03/12/2014. Ela sofreu uma alta de 0,5% em relação à última taxa determinada antes desta reunião.Este aumento representa a continuidade da Política Contracionista em que o país está vivendo, afim de conter a inflação para não ultrapassar o teto estipulado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).

Em outras palavras, durante a Política Contracionista, o consumo fica retraído, tirando assim o poder de compra do consumidor, de forma que a oferta seja maior que a demanda. Isto estimula a redução dos preços, trazendo assim um maior controle inflacionário.

Por outro lado, durante a vigência desta Política, a economia fica retraída no geral, afetando diversos setores econômicos, e fazendo com que as empresas de pequeno porte e consumidores passem certa dificuldade com a elevação da taxa de juros para concessão de empréstimos, dificultando a expansão de negócios como um todo.

como ganhar dinheiro com artesanato

Mas o cenário atual está favorecendo outro público: o investidor.

Com a elevação da taxa que determina grande parte da remuneração de títulos pós-fixados, o favorecimento ao investimento em fundos, títulos e papéis pós-fixados também aumentou, pois a remuneração será maior do que era há alguns meses.

Outra boa notícia é o aumento da remuneração na poupança.

De acordo com a nova regra, as aplicações feitas antes de 04 de maio de 2012, terão a remuneração feita a 0,50% a.m. + variação da TR. Porém as aplicações feitas após esta data, estavam dependentes do aumento da taxa Selic Meta, pois ela é remunerada por 70% da taxa Selic, limitado a 0,50% a.m. + variação da TR. Ou seja, voltou a valer a pena investir na poupança, verificando rendimento nas suas aplicações.

Mas fica esperto: para quem pretende obter uma remuneração maior sem precisar apostar em investimentos de alto risco, os fundos de renda fixa e investimentos remunerados com o CDI estão obtendo uma melhor rentabilidade.

A dica que fica é que o momento agora é de economizar. Poupar suas economias e preferir compras à vista. Desta forma você ganha com a alta de juros, ao invés de pagar por juros mais altos.