Animais Especiais

Assim como nós, os animais também podem ser deficientes. Porém, assim como nós, isso não quer dizer que este não será feliz. Acredito que a maior diferença dos animais*especiais* para os humanos, é que os animais não tem preconceitos: viver feliz não depende da sua deficiência.

2104201417

Com um pouco de dedicação e cuidados médicos, esses animais podem viver felizes; Animais tem uma adaptação e superação incrível e todos merecem a chance de viver. Levar o animal ao veterinário pode evitar alguns problemas futuros, se diagnosticado cedo, alguns problemas podem ser prevenidos com cuidados básicos.
Animais cegos podem viver bem, eles conseguem se adaptar á cegueira. Porém, algumas oftalmopatias tem cura, principalmente se diagnosticada precocemente. A cegueira no *animal *pode acontecer de várias formas diferentes e por motivos distintos: pode ser por idade, predisposição racial, doenças sistêmicas, falta de nutrientes, diabetes, má formação, trauma e muitos outros motivos.

2104201416
Para aqueles que não há como reverter ou amenizar a cegueira, há mecanismos e equipamentos que podem auxiliar um animal *cego. Alguns proprietários não acreditam que seu *animal seja cego por isso, porque conseguem andar tranquilamente em sua casa, até desviando de obstáculos. Isso ocorre porque o animal memoriza, se acostuma com a sua casa (o olfato também ajuda muito), assim eles podem viver bem, mesmo que não consiga enxergar. Os outros sentidos passam a ser mais sensíveis, eles prestam mais atenção no olfato e audição.
Animais que não tem mobilidade dos membros precisam de cuidados especiais. Alguns conseguem se adaptar e outros precisam de equipamentos de apoio (como uma prótese ou cadeira de rodas). Isso pode acontecer por vários motivos: lesão de nervos ou articulação, traumas, má formação fetal ou até mesmo como sequela de alguma doença.
Tenho um gatinho que teve duas patas amputadas (foto abaixo), hoje ele vive como um gato normal: corre, pula, brinca. No início, eu achava que seria necessário o uso de uma prótese mecânica (afinal, foram duas patas), e muitas pessoas não acreditavam que ele poderia voltar a andar.Alguns falavam até que era maldade cuidar de um animal assim, que ele iria sofrer e tudo mais: tudo besteira! Ele se adaptou completamente á sua nova condição e hoje é feliz. Existem muitos casos como o do meu gatinho, esses animais só precisam de dedicação, de alguém que acredite e que dê essa chance a eles. Porque eles merecem a chance de viver, como qualquer outro animal.

2104201415

Há poucos dias, vi um vídeo de um filhote de boxer, o Duncan. Duncan nasceu com uma deformidade nas patas traseiras e foi preciso amputá-las. Ele foi resgatado pelo grupo ?Panda Paws Rescue?, e posteriormente adotado. Acredito que este vídeo mostre o quanto Duncan é feliz por ter a chance de viver, e que as patas traseiras não influenciaram em nada nisso.

2104201418

(Video por Panda paws Rescue. Disponível em www.youtube.com/pandapawsrescue, acesso em 11 de abril de 2014.)

Animais especiais precisam de carinho, dedicação, amor. Precisam de alguém que acredite neles, que cuide, que ajude nas suas limitações e assim, serão felizes como qualquer outro animal.
Todos merecem uma chance: por mais impossível que pareça, todos tem força e vontade de viver, só precisam que alguém acredite e cuide deles.