Aplicações Financeiras em 2013

comprados-e-vendidos

2013 foi um ano marcado pelo aumento da taxa básica de juros. Em se tratando de aplicações financeiras, elas tiveram momentos altos e baixos. Perdeu quem optou por aplicar em ações. Ganhou quem comprou dólares, que teve uma valorização positiva de 14,64%, devido a desvalorização da nossa moeda. A razão do desempenho negativo das ações foi devido ao baixo crescimento econômico no ano. Na média, as aplicações em ações tiveram queda de aproximadamente 15% no IBOVESPA, principal indicador do mercado de ações do país. No meio disso, os fundos de aplicação financeira tiveram a maior rentabilidade, devido principalmente ao aumento dos juros no mercado interno.

É importante entender que a rentabilidade das aplicações está diretamente relacionada com o perfil dos investidores e também pelo tempo de aplicação. No geral, quanto maior o tempo que o dinheiro fica aplicado, maior a rentabilidade. Uma aplicação mais conservadora não trará resultados excepcionais ao investidor, mas dificilmente trará prejuízo no período em que o dinheiro estiver aplicado.

aprenda-a-investir-na-bolsa-de-valores

Quem fez aplicação em ouro também não ficou nada satisfeito com o resultado sofrível. O metal apresentou queda 17% devido principalmente ao aumento da taxa de juros e também da melhora da economia americana. A situação foi pior para quem comprou títulos bancários atrelados ao ouro, visto que os bancos cobram custódia mensal para manter o título.

Entre as aplicações mais conservadoras, a poupança teve 6,34% de rentabilidade e as aplicações em renda fixa tiveram rentabilidade média de 6,80%.

É imprescindível entender que fazer uma aplicação financeira é sempre um bom negócio, mas deve ser feito com muito estudo e entendimento da dinâmica do mercado de aplicações. Em situações de incertezas de mercado, é bom optar por investimentos mais conservadores, pois o investidor fica protegido de um prejuízo grande. Bom destacar que ele estará protegido, mas não imune. Aplicações mais arrojadas podem dar mais lucro, porém os riscos são maiores.

educacao6

É super recomendado que o investidor busque informações concretas com profissionais habilitados e que seguem diariamente esse mercado, pois só assim os mesmos estarão mais protegidos de eventuais perdas. A ConexãoBR em São José dos Campos é parceira do Elefante Verde e conta com uma equipe altamente especializada que poderá ajudar nas suas decisões em 2014. A empresa presta assessoria em aplicações financeiras diversas, bolsa de valores e mais recentemente no câmbio de moedas com taxas bem interessantes.

Agende uma visita a ConexãoBRe converse com os especialistas da empresa. Com certeza, eles mostrarão os melhores caminhos a seguir.