Aprendendo com as deficiências

Nos últimos dias pudemos assistir as performances de pessoas que encontraram no esporte uma nova vida, ou melhor, renasceram para o mundo.

Pessoas com as mais diferentes histórias, muitas delas trágicas, que levaram à perda definitiva de algo físico/material, mas apenas temporária da alegria de viver e de sonhar!

Pessoas que, após começarem a praticar alguma modalidade paradesportiva, receberam um novo combustível para viver e lutar contra diversas barreiras, e hoje, sem intenção alguma, viraram exemplos de superação!

Tive o privilégio de trabalhar para a Seleção Masculina de Basquete em Cadeira de rodas e conviver com pessoas maravilhosas, que encaram a própria deficiência como um mero detalhe e não como uma barreira para o dia-a-dia.

Com o tempo, fui percebendo que estas pessoas acabam desenvolvendo uma capacidade de enxergar soluções onde outras enxergam somente problemas ou limitações.

Então é esta a capacidade que podemos e precisamos aprender e praticar para evoluir, e, se antes não sabíamos em quais exemplos seguir, agora sabemos quem são as pessoas que nunca digam nunca!

Um abraço a todos!

Rafael Piacenti