O mais novo Chef e blogueiro do Elefante Verde

chefOlá! Meu nome é Cacá Barreto sou chef de cozinha e irei escrever neste espaço assuntos relacionados a gastronomia. Dicas, receitas, eventos de gastronomia, curiosidades de uma cozinha, sugestões e muitos outros assuntos que envolvem esse maravilhoso mundo das panelas.

Para iniciar essa troca de experiência vou escrever um pouco sobre como ingressei nesse meio, e um pouco das experiências que tive.

Tenho 29 anos sou formado em gastronomia faz cinco anos, mas trabalho em cozinhas há dez anos.

Minha curiosidade e paixão por cozinhar surgiram em casa, observando minha mãe cozinhar (ótima cozinheira por sinal). Sempre ajudando e perguntando como fazia determinado prato que ela estava cozinhando, até ouvindo histórias de como minha avó preparava determinadas refeições para ela e meus tios e tias. O tempo foi passando, e meu amor pela cozinha foi crescendo e junto também despertando minha vontade de fazer aquilo pelo resto da vida!

Chegou a hora de escolher o que fazer da vida e foi inevitável a escolha pela cozinha, porém não foi diretamente cozinhando.

Iniciei minha trajetória fazendo nutrição. Comecei a faculdade e logo iniciei um estágio em uma cozinha industrial. Fazia coisas de estagiário media temperatura dos alimentos, preenchia algumas tabelas e logo que surgia um tempinho ia observar o trabalho de açougueiro, cozinheiros… E sempre que podia além das minhas tarefas eu  dava uma mãozinha para algum ajudante, armazenando alimentos ou ajudando com outra tarefa.

O tempo passou e vi que meu lugar era lá junto daquele pessoal, com a mão na massa, literalmente.

Larguei Nutrição e fui fazer gastronomia, dois anos entre faculdade e estágio e depois de formado uma experiência incrível na Espanha. Estágio em um dos 100 melhores restaurante do mundo, um 3 estrelas Michelin. Outra cultura, equipamentos ultramodernos, cozinha enorme, muita gente dentro de uma cozinha, muita coisa diferente, mas a gritaria e correria dentro de uma cozinha era a mesma. E era disso que eu gostava!  Irei escrever mais sobre essa experiência em outros posts.

Voltei para o Brasil, trabalhei em restaurante espanhol, em restaurante de hotel, como consultor em serviços ligados a gastronomia e hoje trabalho como personal chef, fazendo diferentes tipos de eventos.

Trabalhei com diferentes tipos de pessoas cada um com sua personalidade, engraçados, irritantes, conselheiros… diferentes lugares e em todos aprendi um pouquinho de alguma coisa seja de como se organizar, técnicas e até de como não se deve trabalhar rsrs

Bom, já me alonguei demais e temos muito, muito assunto para interagir aqui nesse espaço.

Toda semana irei escrever um pouco neste espaço.

Fui! Tem panela no fogo…

Cacá Barreto