Aproveite Caldas Novas com as dicas da Fratelli Tur

A Fratelli Tur começa suas dicas de viagens falando sobre Caldas Novas. Lugar agradável para se visitar em qualquer época do ano. O maior polo hoteleiro de Goiás tem 23ºC de temperatura média anual, com duas estações bem marcadas: uma chuvosa com temperaturas mais elevadas (de outubro até meados de abril) e outra seca, com temperaturas mais amenas (de maio a setembro). Para aproveitar, não tem hora.

A combinação das águas quentes com uma ampla infraestrutura de lazer transformou Caldas Novas e sua vizinha, Rio Quente, em um dos principais polos turísticos do Brasil. Hotéis, parques temáticos e resorts de ambas as cidades exploram piscinas e fontes de águas naturalmente aquecidas (37°C), reforçadas por atividades recreativas, que atraem milhões de turistas todos os anos.

A origem das termas de Caldas Novas e Rio Quente vem da água das chuvas. Depois de cair no solo, ela se infiltra cerca de 2 000 m no subsolo. Segundo os especialistas, o calor das profundezas aquece a água, que, devido à alta pressão, volta à superfície. O alívio de dores nas articulações e nos músculos é o benefício trazido aos banhistas.

A rotina de Caldas Novas gira em torno do turismo e não faltam opções de hotéis e parques aquáticos na região. Há opções para todos os gostos: famílias com crianças, aqueles que buscam adrenalina, os amantes da natureza e para a turma da terceira idade.

ATRAÇÕES

Se você quer diversão, Caldas Novas é o lugar certo. Existem muitos parques aquáticos, que vão agradar a todos os públicos. As atrações vão desde as mais radicais, com toboáguas rápidos e piscinas com ondas, até as mais relaxantes, como os rios lentos. Se procura explorar a região além dos parques aquáticos, vá ao Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e se encante com o cerrado, o segundo maior bioma do país.

- Hot Park

Com área de 23 mil metros quadrados, o parque oferece toboáguas radicais, rio de correnteza, caiaque, mergulho ecológico e muitas piscinas de águas quentes. A grande sensação do lugar é a Praia do Cerrado, com ondas e três mil metros cúbicos de areia. É a maior praia artificial de águas quentes do mundo. Conta com brinquedos aquáticos para as crianças, circuito de arvorismo, pesca, aviário, minigolfe, paintball, escalada, rapel e quadras de areia.

- Lagoa Thermas Clube

Local da descoberta das águas quentes, é o único ponto da cidade onde você pode encontrar uma fonte termal com água brotando do solo a até 57°C, temperatura do Poço do Cozinha Ovos (uma das nascentes mais conhecidas da região). O parque possui bosques, piscinas termais para adultos e crianças, toboáguas, sauna, quadras esportivas, parquinho infantil, lanchonetes e restaurante.

- Water Park

O parque aquático tem como principal atração uma praia artificial. Você também se diverte com toboáguas, rio lento e shows no megapalco. A criançada pode curtir o dia no playground molhado, com o balde maluco, labirinto e escorregadores. Tem também restaurante, pizzaria e lanchonete.

- Di Roma Acqua Park

O parque termal proporciona horas de muita diversão para todas as idades. Entre as modernas atrações está um vulcão com escorregadores radicais, rio lento, navio pirata, saunas, toboáguas, bar molhado, piscina de ondas, spa e parque infantil. A infraestrutura conta com comodidades como berçário, restaurante, lanchonetes e ambulatório.

- Náutico Praia Clube

O clube fica às margens do Lago Corumbá, onde você pode passear de escuna e aproveitar a área de lazer com bar molhado, tirolesa, quadras de areia, píer flutuante com bar, piscina com ondas artificiais e praia com quiosques. As crianças se divertem no parque de aventura mirim e na piscina infantil. Quando bater a fome, você pode ir ao restaurante panorâmico, lanchonetes e sorveteria. Lá a água é fria, uma boa pedida para quem quer variar um pouco o passeio.

- Clube Privé

O tradicional Clube Privé é o lugar certo para você descansar e curtir a piscina de águas quentes, toboágua radical ou relaxar em um ofurô. Fica ao lado do Water Park e pertence à rede de hotéis Privé, cujos hóspedes têm acesso gratuito ao parque. O passeio é ideal para toda a família. O clube ainda conta com pizzaria e espaço para eventos.

- Parque Estadual da Serra

Criado em 1970 para proteger as nascentes das águas hidrotermais, o parque fica entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente. O local oferece diversas trilhas, cachoeiras, as ricas fauna e flora do cerrado, além de uma vista espetacular da cidade.

- Jardim Japonês

Neste local de meditação e paz, você encontra muitas referências da cultura oriental, como a entrada com dragões guardiões, as tamareiras e os cactos (que representam, respectivamente, os amigos e inimigos), além da ponte da paz. O jardim foi construído na área de uma antiga fazenda.

- Casarão dos Gonzaga

Construído em 1908, é um dos prédios mais antigos da cidade, preservando as características de uma antiga fazenda. Hoje abriga o Centro de Apoio ao Artesão. No local você encontra um pequeno museu e pode comprar doces e lembrancinhas da viagem. A entrada é gratuita.

ONDE FICAR

São muitas opções de hospedagem para quem visita Caldas Novas, desde resorts com áreas de lazer completas, hotéis com quartos modernos e pousadas mais simples.

- Rio Quente Resorts

No Rio Quente Resorts - Hotel Turismo os hóspedes ficam à vontade para utilizar a piscina quantas vezes quiserem. Há fácil acesso ao Hot Park e Parque das Fontes e um amplo jardim à disposição, além de piscinas, restaurante e decoração moderna nos apartamentos, que são equipados com ar-condicionado, cofre, frigobar, minibar e TV. O hotel ainda conta com baby copa, estacionamento gratuito, internet wi-fi, recepção 24h e room service.

- Golden Dolphin Express

Localizado no Jardim Belvedere, a um quilômetro do bairro Turista e a 1,5 quilômetro do Centro, conta com quatro piscinas, sauna a vapor, quadras de vôlei de areia, de peteca de areia e de tênis, recreação, bar molhado, lanchonete, bar, restaurante, café da manhã gratuito e estacionamento pago. Os apartamentos têm sacada, TV, frigobar, telefone, cofre e ar-condicionado. O wi-fi é gratuito nos apartamentos e recepção.

- Best Western

O Best Western Suites Le Jardin se destaca por oferecer outras opções de diversão para adultos e crianças além das famosas piscinas termais, como sauna, ofurô e quadras. As acomodações têm ar-condicionado, TV, cofre e telefone. O hotel está perto do centro de Caldas Novas e possui decoração moderna.

- Privé Riviera Park

Possui 14 piscinas termais, academia, spa, recreação, sala de jogos, brinquedoteca e cineminha. Os hóspedes têm acesso ilimitado aos parques aquáticos Water Park e Clube Privé. O hotel ainda conta com café da manhã e estacionamento gratuitos, restaurante, dois bares, centro de convenções, copa do bebê e infraestrutura para animais domésticos. Os apartamentos têm TV, ar-condicionado, frigobar, telefone e micro-ondas. O wi-fi é pago nas áreas sociais e nos apartamentos.

- Taiyo Thermas Hotel

Oferece área de lazer com duas piscinas termais com cascata, piscina infantil com playground, campo de futebol society, equipe de recreação, ofurô, quadra de tênis, salão de jogos, sauna, música ao vivo à noite e karaokê. Possui restaurantes, bar molhado e sala de eventos. Os 108 apartamentos têm sacada, ar-condicionado, cofre, música ambiente, TV LCD com canais a cabo, cofre e telefone. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos apartamentos.

- Hotel Pousada do Ipê

O hotel com extensa área verde tem cinco piscinas de águas termais, uma piscina de água fria, parque aquático infantil, toboágua, sauna, quadras de tênis e de futebol society, circuito para caminhada, lago para pesca, recreação com monitores e choperia com música ao vivo. Os 51 apartamentos têm TV a cabo, telefone, frigobar, ar-condicionado, varanda com rede e cofre. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos apartamentos.

- Thermas diRoma

Localizado a 1,5 quilômetro do centro de Caldas Novas e a um quilômetro do aeroporto, o Thermas diRoma oferece apartamentos e suítes de luxo, além de parque aquático com piscinas termais, ofurôs, bar aquático e hidromassagem, além de cortesia ao Acqua Park / Splash. As acomodações são equipadas com TV, frigobar, telefone, ar condicionado, som e varanda.

- Ecologic Ville Resort

Conta com sete piscinas termais (cinco para adultos e duas infantis), saunas seca e a vapor, ofurô com hidromassagem, pergolados, área verde e trilha. O clube infantil tem labirinto, brinquedos de madeira, muro de escalada, camas elásticas, cineminha, teatro de fantoches e recreação com monitores. Os apartamentos têm TV LCD, ar-condicionado, camas king size, frigobar, cofre, telefone e secador de cabelo. O wi-fi é gratuito nas áreas sociais e nos apartamentos.

COMPRAS

Se você procura por lembrancinhas de viagem, peças de artesanato, joias, vinhos e roupas, não precisa sair andando pela cidade. Tudo isso pode ser encontrado no Serra Verde Shopping. Já para os apaixonados por cachaça, a Cachaçaria Vale das Águas Quentes faz a produção artesanal da bebida.

- Serra Verde Shopping

Neste shopping você encontra os mais variados produtos, como malhas, vinhos, joias, chocolates, objetos de arte, peças de decoração de várias partes do mundo e lembranças da região de Caldas Novas. O local possui uma cafeteria, na qual você pode apreciar guloseimas da região, sucos e o famoso café gelado.

- Vale das Águas Quentes

A produção da cachaça ainda segue a tradição dos antigos alambiques de cobre das fazendas coloniais, com a bebida envelhecida em barris de madeira nobre. Na cachaçaria você conhece esse processo e degusta diversos produtos. O local tem estrutura arquitetônica rústica e aconchegante, com jardins e uma capela ao fundo.

ONDE COMER

A tradicional culinária goiana pode ser degustada em vários restaurantes da cidade, desde pratos como a panelinha goiana (arroz cozido com carnes, ovos e queijo), petiscos e o famoso empadão goiano, que já virou um marco da região.

- Trem Bão

O restaurante e bar oferece espetos, a panelinha goiana (arroz cozido com ingredientes como linguiça, carne, ovos e temperos, coberto com mussarela ou queijo coalho), grelhados e escondidinhos.
ENDEREÇO: Rua Joaquim Nabuco, Quadra 7 | Lote 26 | Centro.

- Ipê

O bufê do almoço tem pratos regionais neste restaurante e choperia. À noite, você belisca petiscos e saboreia pratos à la carte ao som de música ao vivo.
ENDEREÇO: Avenida Coronel Cirilo Lopes de Moraes, 715 | Quadra 00A | Lote 8 | Bairro Turista.

- Choperia Boulevard

Com ambiente descontraído, este é o principal ponto de encontro da cidade de Caldas Novas. Oferece cardápio de pratos deliciosos, com receitas inspiradas na tradicional cozinha goiana, mas com toque gourmet.
ENDEREÇO: Avenida Coronel Cirilo Lopes de Moraes, 420 | Bairro Turista.

COMO CHEGAR

De carro

Por Brasília (298 km) - Siga pela BR-060 e entre à esquerda na GO-139. No encontro com a GO-213, esquerda novamente e siga até Caldas.
Por Goiânia (172 km) - Siga pela GO-020. Após passar por Bela Vista de Goiás, preste atenção na sinalização e dobre à esquerda na GO- 139. No encontro com a GO-213, esquerda novamente e siga até Caldas.

Avião

Os aeroportos comerciais mais próximos ficam em Goiânia (172 km) e
Brasília (298 km). Algumas agências de viagem vendem voos fretados diretamente para o aeroporto particular de Caldas Novas.

Aeroporto Nélson Guimarães – Caldas Novas
Av. Castelo Novo, s/nº - Caldas Novas
Tel: (64) 3454-5820

Para quem chega por Brasília ou Goiânia
Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek Área especial do Lago Sul, Aeroporto Internacional de Brasília, s/nº Tel: (61) 3364-9000
www.infraero.gov.br

O que não pode faltar na minha bagagem?

Repelente e protetor solar ajudam a evitar grandes transtornos.

Entre em contato com a Fratelli Tur (27) 3338-4599 / contato@fratellitur.com.br para tirar dúvidas e planejar uma ótima viagem à Caldas Novas. A empresa dá ótimas dicas e faz planos que cabem em seu orçamento.