Arquitetura e Decoração - Nova Norma Brasileira de Reforma (NBR 16.280)

Aos leitores do Blog Elefante Verde, hoje estreia a coluna, por Nazha Tackla, arquiteta que comanda a empresa N. Tackla Arquitetura & Interiores.

Então vamos lá, primeiramente gostaria de agradecer o convite do Elefante Verde, a proposta é a cada post apresentar dicas de decor, falar das tendências na decoração e ideias bacanas que possam ser reproduzidas ai na sua casa de maneira prática e eficiente.

O primeiro post vai ser especial e informativo, sobre a nova norma Brasileira de reforma, NBR 16.280 que entrou em vigor no mês de Abril desse ano.

850369_57249697

O desabamento do Edifício Liberdade, no centro do Rio de Janeiro, há dois anos que provocou a morte de 17 pessoas, trouxe a tona um assunto muito importante: reformas mal planejadas podem causar prejuízos graves.  A partir de agora, qualquer alteração feita em edificações deve ser comunicada e aprovada pelo síndico.

A principal mudança é os moradores que forem executar quaisquer tipo de intervenção em suas unidades, deverão apresentar um projeto assinado por  um profissional, seja ele Engenheiro ou Arquiteto, apresentando o que será feito, através de um cronograma detalhado e especificação de todos os materiais utilizados, além de uma ART (anotação de responsabilidade técnica) emitida pelo profissional. A ideia é garantir mais segurança, nada mais correto, quando se trata de residências multifamiliares.

Caso o síndico não tenha condições para analisar a viabilidade da intervenção, cabe ao mesmo contratar um profissional habilitado para a análise.

Essas mudanças serão muito importantes e, principalmente, para os que convivem em condomínios, onde cada um não pode fazer o que quiser dentro de sua unidade, devendo ser analisado a viabilidade técnica da intervenção.

Para os infratores que não respeitarem as novas normas, cabe ao síndico denunciar à obra junto a Prefeitura da cidade ou entrar na justiça solicitando a paralisação da reforma.

A quem acredita que a nova norma seja apenas mais uma forma de aumentar o custo da obra, vai se surpreender, com a contratação de um profissional habilitado e uma obra devidamente legalizada os custos e contratempos certamente serão melhor administrados.

Por isso, fique atento as novas regras e contrate um profissional habilitado e realize sua reforma de maneira segura.

Beijos e até a próxima coluna!!

Entre em contato com a N.Tackla pelo Guia do Elefante Verde Vitória, envie um email para n.tackla@gmail.com ou pelo telefone (27) 3019-8370.