Arrumando a ?CASA?

Mês de janeiro, volta de férias, planejamento de vida e expectativas positivas são marcas registradas da maioria das pessoas no início do ano.

ID-10082957

Inconscientemente o ser humano tem essa ?motivação? de começar do zero, fazer o que deveria ter feito antes e não o fez, ser uma pessoa melhor, começar um regime por ter exagerado nas comilanças das festas, fazer matrícula na academia para se preparar para o carnaval, etc., etc..

Por que não ter essa mesma motivação no lado profissional? Vai aqui uma sugestão. Vamos arrumar a ?CASA?? Que tal fazer uma varredura e certificar o que realmente serve e o que não serve? Para começar, verifique sua mesa e gavetas e ordene os papéis, coloque o arquivo em dia! Certamente você juntou vários documentos no decorrer do ano anterior e teve preguiça de arquivar. Caso ainda tenha algum assunto pendente é hora de verificar o prazo e solucioná-lo de uma vez por todas.

planejamento2

É hora também que determinadas pessoas entendam (na maioria, mulheres) que a mesa de trabalho não é expositor de bichinhos, florzinhas e inúmeros porta-retratos.

Trabalho é coisa séria, deixe para colocar essas ?decorações infantis? em outro espaço que não seja o seu local de trabalho.

O computador também merece especial atenção e dedicação. Verificar junto ao técnico de informática como desfragmentar seu computador para liberar mais espaço na máquina. Ordenar as inúmeras mensagens de e-mail por temas, o mesmo deve ser feito para os documentos em Word, Excel ou PowerPoint.

planejamento-estrategico-felipe-morais-midia-boom

Em toda minha carreira, sempre tive a meta de fazer, no mínimo, um curso profissionalizante ou participar de um congresso, simpósio, etc. Isso é imprescindível para o bom profissional, pois além de se atualizar, também demonstra o interesse em crescer profissionalmente, seja dentro da instituição a qual trabalha ou em outra no futuro.

Atualize também o seu currículo, aliás, essa deve ser uma prática constante, independentemente de qualquer segurança profissional que se tenha, o currículo é sua vida profissional descrita, portanto é vital ter todas as informações antes que elas se percam com o tempo.

Aproveite para fazer um currículo resumido e outro, completo. O resumo das qualificações é bastante interessante, pois sabemos bem que raramente as pessoas leem todas as informações contidas no currículo, principalmente se for extenso e rico. Além do mais, servirá como carta de apresentação, quando bem elaborado, irá aguçar a curiosidade para verificar o currículo completo.

Pronto! Casa arrumada e vamos em frente. Muito sucesso para todos vocês!

Isabel Vega