Artistas pontenovenses são destaques na cultura do estado

pontenovacultuta1

A exposição Circuito Turístico Montanhas e Fé ? esculturas de Antônio Inácio e pinturas de Ayrton Pyrtz *estará aberta para visitação até o dia 23 de março, na Galeria de Arte do BDMG *Cultural. Expoentes das **artes plásticas em Ponte Nova, Antônio Inácio e Ayrton Pyrtz selecionaram 30 obras para a exposição, organizada pela Secretaria de Cultura de Ponte Nova . Apesar da proximidade entre os artistas, suas artes nunca foram expostas juntas, mas já foram levadas a diversas cidades do país. A intenção de unir os trabalhos é divulgar os artistas da zona da mata e o Circuito Turístico Montanhas e Fé, que reúne municípios mineiros que conciliam beleza natural ao misticismo e às lendas.

A abertura da exposição, na noite de 26 de fevereiro, contou com a participação de conterrâneos dos expositores, o Trio Ponte Nova. Os músicos Arthur Vinih, Luana Leel e Davi Primavera apresentaram composições autorais, em voz e violão. Os integrantes do trio são, também, professores de música e estão em processo de gravação de seu repertório.

Antônio Inácio

Antônio Inácio é artesão mineiro, natural de Cajuri e radicado em Ponte Nova desde os tempos de infância. O artista teve seu primeiro contato com a arte de esculpir aos 12 anos, na Fábrica de Santos que havia na cidade. Com o auxílio do pintor Ruy Merheb, conheceu a teoria das artes plásticas e aprofundou os seus conhecimentos, o que proporcionou novas linguagens e materiais. A partir dessa pesquisa, passou a desenvolver um estilo próprio e expôs em diversas cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O artista fez de sua residência o seu atelier e, em 1990, esculpiu um presépio em tamanho natural, de concreto armado, na rua de sua casa. Porém, apenas um anjo sobreviveu à depredação das esculturas. Atualmente, Antônio Inácio produz as suas obras a partir da madeira e dedica-se, prioritariamente, às esculturas sacras.

Ayrton Pyrtz

Graduado em artes plásticas pela Universidade Estadual de São Paulo, Ayrton Pyrtz se dedica a esculturas, gravuras, ilustrações, charges e pinturas. Fez cursos de fotografia no Museu Lasar Segall, em São Paulo; de música, na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte; de flauta, com Sebastião Viana e João Carrasqueira; de arte e pensamento, no MASP; de sociologia da arte e arte e ideologia, na USP; de história da arte e semiótica, na UNESP e de organização e poder popular, na Fundação Perseu Ábramo, em São Paulo, dentre outros.

O artista foi premiado, em primeiro lugar, no concurso de arte em cartão de Natal, da UNESP. Pyrtz também participou do VI Salão de Arte de Cristais Paulista; do Salão de Arte Contemporânea de Itanhaém; e do Salão de Arte de Nagoya, em Okinawa. Realizou exposições em Ponte Nova, São Paulo e Milão.

escultura e pintura - pontenovense

MOSTRAS BDMG
Galeria de Arte do BDMG Cultural
Rua Bernardo Guimarães 1600, Lourdes ? Belo Horizonte / MG
Acesso Gratuito
Mais informações: (31) 3219-8486 / (31) 3219-8599

Fonte: BDMG Cultural e Pontenet