As cidades mais verdes de São Paulo

municipio verde azul

O governo de São Paulo lançou em 2007, o Programa Município VerdeAzul, um programa ambiental inovador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, cujo objetivo é ganhar eficiência na gestão ambiental através da descentralização e valorização da base da sociedade.

O Programa visa estimular e capacitar as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma Agenda ambiental estratégica.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na Agenda.  A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental-IAA.

A participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição-FECOP, controlado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Lake<em>with</em>monkeys<em>at</em>the<em>islands</em>-<em>Zoo</em>Quinzinho<em>de</em>Barros<em>at</em>Sorocaba<em>-</em>SP<em>-</em>Brazil

A adesão de todos os 645 municípios do Estado de São Paulo ao Programa se deu a partir da assinatura de um Protocolo de Intenções onde, estão propostas 10 Diretivas, que abordam questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas.

As 10 diretivas, onde os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

A Secretaria do Meio Ambiente, por sua vez, oferece capacitação técnica às equipes locais e lança anualmente o Ranking Ambiental dos municípios paulistas.

Em novembro de 2008, o primeiro ranking foi divulgado e 44 municipalidades foram certificadas. Em 2012, este numero alcançou 133 municípios, demonstrando que o Estado está cada vez mais ?VerdeAzul?.

Ranking 2013

A última edição do ranking do programa Município Verde Azul, divulgada em dezembro pelo governo do Estado de São Paulo, classificou as cidades pelo desempenho ambiental nas dez áreas ambientais.

Ao todo, 67 municípios, que desenvolveram atividades e projetos importantes na área ambiental, de um total de 587 cidades cadastradas, atingiram nota superior a 80 e receberam o selo Município Verde Azul. A capital, São Paulo, que ocupava a 66ª posição do ranking em 2012, despencou para a 179ª colocação na nova lista, com 65,6 pontos.

A região do Alto Tietê tem um desempenho pífio: em 2012, Mogi das Cruzes ocupava a 299ª colocação, já em 2013 obteve um pequeno aumento e agora ocupa a 249ª posição.

Suzano é o município com melhor colocação, ocupando a 124ª posição, mas ainda muito distante da pontuação para a obtenção da certificação.

Veja a seguir as cidades que ocupam o top10 do ranking de 2013.

Sorocaba, Novo Horizonte, Santa Rosa do Viterbo, Jundiaí, Americana, Ibirarema, Santa Adélia, Brotas, Votuporanga e Botucatu.

Veja todos os critérios do programa e confira o ranking completo de 2013.

http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente