Aula inaugural do programa Capacitar Campina | Campina Grande

Aconteceu segunda-feira, dia 10/08/2015, na sede da Fundação CDL em Campina Grande, a aula inaugural do programa "Capacitar Campina", que tem como objetivo reintegrar no mercado de trabalho pessoas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social.

Nesta primeira etapa foram oferecidas mil vagas em 13 cursos. A capacitação terá uma duração média de 3 meses e beneficiará cidadãos vinculados a 51 instituições, como associações comunitárias e escolas da rede municipal. Cada beneficiado contará ainda com uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 80,00. Outro grande benefício é que, após o término do curso, os alunos serão orientados para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho, além de terem orientações da Agência Municipal de Desenvolvimento (AMDE) para iniciarem seu próprio negócio.

Ao todo, 49 turmas foram beneficiadas, distribuídas para os cursos de cuidador de idosos, padeiro, maquiador e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, vendedor interno e externo, auxiliar administrativo, cozinheira auxiliar, costureiro, costureiro industrial, cabeleireiro assistente e artesanato e tecnologia, este dividido em técnica de tecidos, técnicas em kirigami e decoupagem em madeira, vidros e latas.

O Capacitar é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Campina Grande, contando com o apoio de diversas secretarias e órgãos municipais.

Segundo Marcela Borges, coordenadora do programa, o objetivo principal do Capacitar é oferecer qualificação para a comunidade de baixa renda, através de cursos ministrados na própria comunidade, levando o aprendizado para perto das pessoas que ali vivem.

- Marcela Borges | Coordenadora do Capacitar Campina

Estiveram presentes na inauguração o prefeito Romero Rodrigues,as secretária Iolanda Barbosa (Educação) e Eva Gouveia (Semas); o vereador Marinaldo Cardoso; a presidente da Fundação CDL, Rosália Borges Lucas; a coordenadora do Capacitar, Marcela Borges; Marconi Oliveira (instrutor do programa); José Morais Lucas (vice-presidente da Academia de Letras de Campina Grande); Laerte Rodrigues da Silva (líder comunitário) e a presidente do Instituto Histórico de Campina Grande, Maria Ida Steinmuller. Ainda marcou presença o vereador Alcindor Vilarim.

O Elefante Verde Campina Grande esteve presente, sendo representado por Mônica de Souza (proprietária da empresa), que fez questão de registrar todos os momentos do evento.

- Maria Ida Steinmuller (Presidente do Instituto Histórico de Campina Grande) e Mônica de Souza

Nós que fazemos o Elefante Verde, apoiamos esta causa, afinal projetos de cunho social, que trabalham com o desenvolvimento humano e promovem a inclusão social, são de extrema importância, afinal, ações como estas ajudam a resgatar valores, promovendo uma reestruturação social, cultural, educacional e profissional da comunidade em geral.

Parabenizamos todos que fazem o programa Capacitar Campina e ficamos na torcida para que novos projetos como este surjam e se espalhem em nossa sociedade, oferecendo oportunidade para todos!