Banda do Mar, algo a marcar 2014

Banda do MarBanda do Mar

A Banda do Mar organizou aquelas ideias esparsas – e boas – que Marcelo Camelo trazia em sua carreira solo, e que Mallu Magalhães trazia na dela. Por isso, o primeiro álbum do trio que ainda agregou o baterista português Fred Ferreira exibe um frescor que desde os tempos de Los Hermanos não se via no rock atado à MPB que inspirou várias bandas surgidas nos anos 1990.

Sem se repetir, mas mantendo a coesão entre os temas mais urgentes, nos vocais de Mallu, que amadureceu a temática, sem perder o punch; mais cadenciados e dentro de sua proposta usual, no caso de Marcelo, Cidade Nova, Mais Ninguém e Hey Naná prenunciam, logo na abertura, um trabalho de peso.

E ouvir as faixas na sequência assusta, em meio à pasmaceira do momento que a música brasileira vive atualmente. Não há vazios, canções dispensáveis, e em meio a uma crise de criatividade que faz com que produtores lancem mão o tempo todo de tributos e covers para preencher espaço, a safra de canções assinadas por Marcelo e Mallu é de extrema qualidade e criatividade.

Bando Do Mar - Capa CDBando Do Mar – Capa CD

Mia e Me Sinto Ótima demonstram que Mallu Magalhães cresceu como intérprete e agregou uma maturidade espantosa para uma garota que tem meros 22 anos. Lorde, você tem companhia. Logo agora que Mallu desistiu de compor e cantar em inglês, talvez mais segura para expressar seus sentimentos de forma que qualquer um no Brasil entenda. Aliás, em português acessível, mas inteligente; simples e eficiente.

Bem, falar apenas do casal sem mencionar o terceiro da relação? Fred Pinto Ferreira é discreto na bateria, faz o ritmo funcionar, e basta.

Os fãs de Los Hermanos vão compreender que a fila andou, os fãs de Mallu – e seus detratores, também – vão reconhecer que a menina cresceu, e quer cafuné, massagem no pé, e muitos chocolates só pra ela, como na letra de Muitos Chocolates. E estas guloseimas estão perfeitamente embaladas no pacote que a Banda do Mar colocou na bomboniére. Um verdadeiro presente adocicado, esta primeira incursão de Mallu, Camelo e Fred.