Artistas: Banda Banheiro Azul

O Elefante Verde é um guia que atua na cidade de* Nova Iguaçu* e um de seus pilares é a veia cultural que corre por este enorme elefante. Então o Elefante Verde prepara a partir de hoje uma série de entrevistas com artistas de Nova Iguaçu, afinal de contas, eles que fazem a diferença em nossa cidade, seja durante o dia no teatro, como também a noite nos centros gastronômicos com bandas renomadas e outras buscando uma fatia do bolo do sucesso e dos aplausos de uma população calorosa, que curte uma boa música na mesa de bar.

E para começar a série de Artistas, trouxemos uma banda jovem, mas que tem feito cada vez mais sucesso a cada show que faz tanto em Nova Iguaçu, quanto nos arredores. Foi uma honra do Elefante Verde poder conversar um pouco com um dos integrantes da Banda Banheiro Azul, Marcelo Nascimento.

1- Os integrantes

Felipe Freitas ? Vocal
Marcelo Nascimento ? Guitarra e Voz
Rafael Gomez ? Guitarra
Pedro Henrique ?PH? ? Baixo e Voz
Marlon Bruno ? Bateria

300420143

2- Por que Banheiro Azul?
Marcelo conta que tudo começou com uma brincadeira entre amigos, em 2012, com relação ao carro do baterista Marlon e seu carro azul, apelidado de ?banheira azul?. Sem querer, um dos amigos entendeu como banheiro azul, troca de olhares e por que não um nome diferente?! Marcelo ainda conta que a banda adotou uma postura quando fãs e curiosos perguntam pelo nome.

Marcelo: ?Quando nos perguntam por que Banheiro Azul, devolvemos a pergunta. Por que Biquíni Cavadão? Paralamas do Sucesso??

E quando se trata de marketing, a banda deu os primeiros passos da melhor forma possível com um nome diferente e criativo. O logotipo foi criado por um amigo da banda, Auriel de Almeida.

10013535<em>629014773859682</em>1444373511611781597_n

3- Ode ao Patrimônio
Com a banda formada e iniciando-se o amadurecimento dos integrantes, Marcelo conta que sempre houve a ideia de um ?retiro musical?, onde poderiam compor músicas próprias, gravar clipes e de fato se planejarem profissionalmente. E foi em Janeiro deste ano que surgiu o clipe da música ?Ode ao Patrimônio?, num sítio em Paraíba do Sul.
300420141

As imagens foram extraídas de vários locais de Nova Iguaçu, como: o Sítio Arqueológico da Villa de Iguassú, em Vila de Cava; a Antiga Estação de Cava, também em Vila de Cava; a Fazenda São Bernardino; a Igreja Santo Antônio de Jacutinga, na Prata; o Retábulo da Capela de Madre de Deus do Engenho da Posse; e o Arquivo Histórico Diocesano de Nova Iguaçu, em Moquetá.

Obs.: Um fato interessante que Marcelo explicou ao Elefante Verde foi a essência da banda e dos integrantes, ao manter viva a própria filosofia no clipe inclusive. A banda tem um museólogo, um professor de história, um músico, um produtor cultural e um professor de matemática. E com essa informação, ficou bem claro o porquê dos locais visitados e incluídos no clipe, ao misturar cultura e rock.

4- Expectativas
Quando questionada as expectativas e planejamentos da banda, Marcelo foi bem claro. Com o sucesso do primeiro clipe do Banheiro Azul, a banda planeja continuar a produção de novos clipes. E quando analisada pelo lado ?marqueteiro?, ele admite que além do prazer e do feedback dos fãs, os clipes são ferramentas cruciais no mundo atual de compartilhamento atrás de compartilhamento nas mídias sociais.

Os shows não ficam de fora, pelo contrário, a banda busca cada vez mais adentrar no ritmo acelerado de shows ao redor de Nova Iguaçu. Além de tocarem, a banda*Banheiro Azul, como Marcelo nos explica, passou a vestir a manta pela *cultura e por um bom rock ao organizar eventos junto com outras bandas e apaixonados por rock, como o Rock na Feira (ocorrido no dia 25 deste mês), em Mesquita.
5- Eventos e shows
As músicas mais pedidas por onde a banda passa vai desde Guns n? Roses, Pearl Jam, Audioslave até Duran Duran. E aproveitamos para perguntar o repertório de shows e eventos que o Banheiro Azul participou e Marcelo fez uma lista dos últimos eventos que crescem cada vez mais:
- 16/04/14: Bar Off Road em Nilópolis, onde a banda mantém quinzenalmente presença tocando grandes sucessos do rock, além de suas canções próprias.
- 17/04/14: 1ª Seletiva Jungle Fest, em Cascadura. Obtendo reconhecimento do público presente, causando uma excelente impressão com suas músicas. Marcelo conta com bastante entusiasmo o momento de subir no palco e ver um público que desconhecia o nome Banheiro Azul e retribuir com tamanha sinergia: ?conquistar o público foi o nosso prêmio?;
- 18/04/14: Silvio?s Bar, no Banco de Areia (Mesquita);
- 25/04/14:Rock na Feira. Show realizado na Estrada Feliciano Sodré, em frente ao Mesquita F.C. (Centro Cultural da Feira), em Mesquita, onde bandas do Grande Rio e adjacências apresentam e fazem um intercâmbio musical com seus trabalhos. Nessa edição contou com a presença das bandas República Zero 1, Dirty Minds, Kapitu e Banheiro Azul. É uma iniciativa organizada por entusiastas da cena (bandas Dirty Minds, Banheiro Azul, The Mothers, Nove Zero Nove, Facção Caipira, The Folks, entre outras), festivais como Sunday Rock, The Frozen Thrones, Bar 1113, se conectam pra promover e potencializar a cena roqueira da região.

Além de já ter tocado na casa noturna Zapp Irish Pub, no Studio B, no moto-clube ONG-UBEM e diversos eventos privados em Nova Iguaçu e arredores.

300420142

Próximos Shows:

- 30/04/14: Bar Off Road (Nilópolis/RJ), na Estrada Carmela Dutra, 2232, às 21hs e Entrada Franca.
- 09/05/14: Casa de Espanha, no Humaitá/RJ.
- 24/05/14: Bar Sem nome (Nilópolis/RJ), na Avenida Getúlio de Moura 2133, às 21hs e Entrada Franca.
- 31/05/14: The Frozen Thrones II ? Studio B (Nova Iguaçu/RJ), na Avenida Henrique Duque Estrada Mayer, 350, Posse.
E foi num bate-papo divertido e com bastante risada que o Elefante Verde realizou esta pequena entrevista com o guitarrista Marcelo Nascimento, da banda Banheiro Azul. Esperamos que tenham gostado tanto do texto, quanto de conhecer um pouco mais de um grupo de jovens apaixonados por rock e cultura. Aproveitem para apreciar mais da banda na própria página do Facebook AQUI ou o Canal no YouTube *AQUI*  e não deixem de opinar.

Sucesso ao Banheiro Azul!!