Bem-vindo à Campina Grande

Campina Grande à noite.Campina Grande à noite – Foto: Marcus Nogueira

No próximo dia 11 de outubro, nossa querida Campina Grande estará completando 150 anos de emancipação política e, como somos apaixonados por ela, decidimos fazer uma singela* homenagem, mostrando através deste post o que há de *mais belo na cidade.

Conhecida como a Rainha da Borborema, a segunda maior cidade do estado da Paraíba é considerada um dos maiores* polos tecnológicos da América Latina. Localizada a 555 metros acima do nível do mar, nossa *Campina é dona de um clima*agradável* (nem tão quente, nem tão fria). Há dias em que amanhece toda encoberta de neblina e há dias que o céu fica totalmente azul.

E os pontos turísticos? São muitos!

De início, o lugar que todo mundo deve conhecer é o Açude Velho – o primeiro açude construído na cidade.

Açude Velho - Foto: Cacio MuriloAçude Velho – Foto: Cacio Murilo

Às suas margens estão localizados mais outros cartões-postais:

Museu de Arte Popular da Paraíba - Foto: Naína VeríssimoMuseu de Arte Popular da Paraíba – Foto: Naína Veríssimo

 

O Museu de Arte Popular da Paraíba, carinhosamente apelidado de Museu dos 3 Pandeiros por causa do formato circular das suas três salas, cujo projeto arquitetônico foi assinado por Oscar Niemeyer.

Museu de Arte Popular da Paraíba - Foto: Márcio LimaMuseu de Arte Popular da Paraíba – Foto: Márcio Lima

O monumento “Os Pioneiros da Borborema”, formado por três estátuas representando o* índio, a catadora de algodão e o tropeiro*.

Tropeiros da Borborema - Foto: Marcus NogueiraTropeiros da Borborema – Foto: Marcus Nogueira

E as estátuas de bronze de Luiz Gonzaga *e Jackson do Pandeiro*.

Estátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro - Foto: Marcus NogueiraEstátuas de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro – Foto: Marcus Nogueira

Atualmente está sendo construído mais um* monumento* na região do açude, que será inaugurado no dia em que a cidade completará os seus 150 anos.

Também localizado nas proximidades do açude está o Parque da Criança, um dos principais polos de diversão voltado para todos os públicos, com uma extensa área verde e diversas opções de lazer.

Parque da Criança - Foto: Autor desconhecidoParque da Criança – Foto: Autor desconhecido

Ainda falando em diversão, existe a opção de visitar o Jardim Zoológico (artificial) onde todos os animais são feitos, proporcionalmente, de pedras. Um trabalho belíssimo e encantador!

Zoológico Artificial (animais de pedra) - Foto: J. Hamilton SouzaZoológico Artificial (animais de pedra) – Foto: J. Hamilton Souza

Tem o Parque do Povo, a esplanada cultural que sedia o Maior São João do Mundo, grande* festa junina que acontece durante o mês de junho e atrai pessoas todos os lugares. O evento é uma manifestação cultural recheada de alimentos, músicas, danças e muitos outros movimentos típicos da *região do Nordeste.

Parque do Povo - Foto: Autor desconhecidoParque do Povo – Foto: Autor desconhecido

Culturalmente falando, Campina Grande é uma cidade bastante movimentada. O seu principal teatro, Severino Cabral, está localizado bem no coração da cidade e possui uma beleza arquitetônica encantadora. Nele são realizados grandes eventos, como o Festival de Inverno de Campina Grande, e artistas como Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Beth Goulart, Emílio Santiago, Elba Ramalho, entre outros, já se apresentaram nos palcos do* municipal*.

Teatro Municipal Severino Cabral - Foto: Marcus NogueiraTeatro Municipal Severino Cabral – Foto: Marcus Nogueira

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição é de uma beleza enaltecedora.

Catedral Nossa Senhora da Conceição - Foto: Autor desconhecidoCatedral Nossa Senhora da Conceição – Foto: Autor desconhecido

Inaugurado em 2007, com a intenção de melhorar o trânsito na região, o Viaduto Elpídio de Almeida acabou se tornando mais um ponto de atração turística devido à sua atraente grandiosidade.

Viaduto Elpídio de Almeida - Foto: Caio MuriloViaduto Elpídio de Almeida – Foto: Caio Murilo

Existem muitos outros lugares que poderíamos falar aqui, mas preferimos deixar um gostinho de quero mais e, logo em breve, faremos outro* post* falando dessa cidade que tanto nos orgulhamos, a nossa amada Campina Grande!