Benefícios de ser fazer Pilates que você precisa saber!

Todos já devem saber que o Pilates é uma das melhores opções de exercício físico, e que ele tem diversos benefícios. Entretanto selecionamos alguns benefícios que até alguns instrutores podem ficar surpresos com os benefícios que atividade física proporciona para nossa saúde.

O Pilates não é um método de exercícios prontos. Na verdade, consiste por parte do instrutor em observar o seu aluno e perceber quais são suas necessidades e desta forma adaptar os exercícios para alcançar o resultado necessário com máximo benefício ao mesmo.

Logo, espera-se que todo instrutor observe os sinais que o corpo do aluno está dando e a partir de então planeje e desenvolva um conjunto de exercícios que propiciem a associação de corpo, mente e espírito. Essa associação é fundamental no Pilates, pois só assim o aluno é capaz de ter o controle completo do próprio corpo.

Quando estamos falando dos benefícios do Pilates para a mente, nos referimos à origem do método que se baseou em teorias orientais que pregam a integração entre corpo e mente saudável para obter um organismo melhor. O controle da respiração e a concentração na hora do exercício, que são práticas fundamentais do método, que tem origem na yoga e na medicina tradicional chinesa. A prática também libera dopamina e serotonina, que são hormônios responsáveis pelo prazer e pelo bem-estar, assim contribuindo para um melhor controle emocional de quem o pratica.

Vamos então listar aqui alguns dos benefícios do Pilates, e esperamos que lhe ajude a entender melhor esta atividade e aproveitar os diversos locais em que são oferecidas aqui na região Centro Sul de BH.

Benefícios do Pilates para Homens

Como os exercícios do Pilates são focados em determinadas musculaturas do corpo, sabia que podem ser mais eficientes do que a própria musculação realizada na academia. Mas por que?

Porque no Pilates os exercícios trabalham a musculatura do corpo inteiro ao contrário da academia que foca em um músculo de cada vez. Assim, os exercícios são mais completos proporcionando um melhor resultado final. Assim, podemos definir 5 principais benefícios do Pilates para homens como fortalecimento da musculatura, prevenção de lesões, correção da postura, combate ao stress e aumento da disposição e desempenho sexual. Nada mal... Quando pretende começar?

Benefícios do Pilates para Atletas e corredores

Aqui está um ponto que provavelmente você não sabia: os benefícios do Pilates para os corredores. O método melhora o desempenho da corrida, isso é um fato. Mas por que?

Como a corrida é uma atividade física que exige técnica, o corredor precisa estar preparado para ela. Caso ele esteja preparado da maneira incorreta, isso pode ocasionar em diversas lesões, e aqui é o ponto que entramos com o Pilates.

Como o Pilates trabalha o corpo como um todo, há melhoras na respiração, no equilíbrio e alinhamento do corpo, alongamento e flexibilidade de todo o corpo, aumento do fortalecimento muscular com respectivas articulações ocasionando aumento da resistência muscular e como se trabalha músculos da coluna, melhora a postura do atleta. Ou seja, previne a fadiga, diminui o gasto energético melhorando a performance, melhora o fôlego e evita lesões. Já pensou em fazer Pilates para completar suas atividades?

Benefícios do Pilates para Emagrecimento

Pelo fato do Pilates se tratar de um exercício físico que vêm sendo utilizado como alternativa de outras atividades físicas como esportes e principalmente academias, espera-se que como resultado haja uma perda de peso. Mas como o Pilates pode ser adotado como forma de emagrecimento?
Tudo vai depender da forma como ele será ministrado durantes as aulas, enfatizando que como atividade física, ele sempre terá um gasto energético considerável. Se o objetivo do aluno é focar no emagrecimento, é essencial incluir também um programa aeróbico e uma dieta balanceada para que os efeitos sejam mais rápidos e eficazes. Logo algumas mudanças serão notadas com a prática de Pilates, tais como um fortalecimento dos músculos, um estreitamento da cintura e uma modelação do glúteo no caso das mulheres. A intensidade e a periodização da aula também são fatores fundamentais para atingir o seu objetivo com todos os benefícios do Pilates.
Logo é importante que o instrutor foque a aula em um enrijecimento e definição muscular fazendo uma programação da aula para perda de peso. Para emagrecer são necessárias séries mais longas da mesma musculatura, com cargas menores e uma ativação do powerhouse durante toda a aula, e ainda se utilizar acessórios e materiais tais como as tonning balls, e também os pesos livres, trabalhando a musculatura do corpo de forma integral e fluida, tudo com o menor número de pausas possíveis.
Parece até exagero, mas não é. O Pilates pode proporcionar tudo de uma vez só. Ainda tem dúvidas se deve começar? Gostou de nosso post? Deixe aqui seus comentários?