Calor que nem Tuiuiu aguenta!

Fala macacada!

Tá chegando o verãozão, e eu já fico ansioso praquele banho de mangueira, praquela vitamina geladaça, dos meus tempos de Zoo de Niterói!

Mas não é mole, não? os *homo sapiens, *evoluídos que dizem ser, deviam saber que a classe dos mamíferos, a qual todos nós pertencemos, é a que mais sofre nesta época de calor. Aí tiram a camisa, entram no ar-condicionado, e deixam a cachorrada lá na área de serviços, assando debaixo daquele pelo todo. Isso quando não inventam de passear? colocam o tênis todo confortável nos pés, e quem tem pata que vá queimando a sola!

Gente, vamos levar a criançada pra tosar! Seu cãozinho de estimação vai refrescar, e ainda aproveita pra fazer aquele penteado bacana. E o gatinho? Deixa o cara quieto no canto dele. Tá certo que o bicho é folgado e vai querer o lugar mais fresco da casa, e ainda é capaz de ficar esperando levar a tigela com água fresca, mas sabe como é nesta época do ano, né? Dá uma preguiiiiça que eu acho que nem vou terminar esta frase?

Agora falando sério. Nosso metabolismo fica alterado, mais lento, e o esforço de uma brincadeira simples já cansa. A fome só vem mais a noite, e a água tem que ser trocada sempre. Tenta se colocar na nossa pele cheia de cabelo, tá?

Saindo do mundo doméstico, nós selvagens também mudamos. Teve um caso de uma Tuiuiu, a Pérola, ave grandona lá do Pantanal, que foi achada no Consulado da Rússia, no Rio. Acho que era janeiro de 2010, calor infernal, mas ela jura que não tava pedindo o visto de entrada pros russos. Diz que caiu lá, mas ninguém sabe da onde veio. Deve ter fugido do cativeiro de algum covarde.

Ficou uns meses sendo tratada no Zoo de Niterói, até poder voltar ao seu *habitat natural. *Depois arrumaram um voo de avião pra Cuiabá e a soltaram lá no Pantanal. Ficou famosa e tudo, quando a Record transmitiu a cena. Outro dia revi este vídeo no You Tube. Nunca mais ouvi falar dela, mas deve estar melhor do que se tivesse ido pra Moscou.

Cuidado redobrado com seu animal neste verão, e até o próximo post!