5 Dicas para a Caminhada ou Corrida Perfeita!

Prezados leitores, abordo hoje sobre um tema que gosto muito, caminhada e corrida. Alguns de vocês devem estar pensando, o que esses exercícios possuem tanto para se falar?  Caminhar e correr estão presentes em nossas vidas desde a infância, mas quando a utilizamos como forma de exercício principalmente com o objetivo de emagrecer, temos alguns pontos a observar e dicas a seguir.

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Falando em emagrecer sem dúvidas um exercício que indico é a caminhada e corrida, pois além de trabalhar todo o nosso corpo, aumentando o gasto calórico, revigora nossa mente e trás todos os benefícios da prática continua de atividades físicas.

Primeiro passo ? Conhecimento do seu corpo

Para começar a praticar, o melhor é ir a um médico, onde você descobrirá sua real condição física, se possui alguma limitação muscular, óssea e/ou articular. Caso possua qualquer limitação, mas o médico ainda o libere, procure um profissional de educação física para auxiliá-lo. E para você que está 100%, é só seguir as próximas dicas.

Segundo passo ? Equipamento

A caminhada e corrida são ótimas, pois não demandam de tanto recurso para serem praticados. Basta ter roupas confortáveis para a prática e um tênis adequado para seu tipo de pisada (pronada, supinada ou neutra), caso você não saiba qual é o seu tipo, faça o teste com um médico, pois é a forma mais precisa de identificar ou consulte um profissional de educação física/fisioterapia que eles conseguirão fazer uma análise um pouco mais superficial .

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Dica 1 - Alongue-se

Não deixe de fazer um aquecimento antes de começar a caminhar e correr, principalmente na corrida. Além disso, se preocupe em fazer o alongamento após o exercício visto que com o aumento da flexibilidade a economia de energia nos movimentos cresce, ou seja,* quanto mais flexível menos força você terá fazer*.

Dica 2 ? Seja Paciente

Pratique de forma gradativa, não comece caminhando/correndo por muitos quilômetros, com o tempo você conseguirá atingir suas metas. Quem exagera na quilometragem, tem maior possibilidade de se lesionar. Seu corpo pode não estar preparado para a carga de exercícios, na dúvida evolua aos poucos.

Dica 3 ? Escolha com Atenção

Caso seja iniciante, procure correr em lugares planos, sem inclinações elevadas. No caso de você praticar na areia faça mais devagar e por menos tempo, esse tipo de terreno já aumenta a dificuldade exigindo mais de você e de seu equilíbrio.

Dica 4 ? O Modo Certo

Corra e caminhe sempre procurando manter a postura íntegra, contraindo levemente o abdômen e olhando para frente, busque deixar os braços paralelos ao corpo evitando direcioná-los para o meio, pois isso lhe permitirá não rotacionar o tronco em demasia. Na caminhada procure primeiro pisar com o calcanhar e depois a ponta do pé, já na corrida ataque o solo com a ponta primeiro, isso reduzirá o impacto em suas articulações.

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Nosso município podia ser bem melhor estruturado para essa prática, mas existem alguns lugares que você pode se motivar como: a Vila Olímpica, ciclovia da Via Light e Bairro da Luz, onde se encontram inúmeros praticantes diários. Se você não fica perto de nenhum desses lugares, ainda assim você pode fazer nas ruas do seu bairro. Quem sabe até montar um pequeno grupo de amigos.

Experimente também os eventos de corrida e caminhada, nosso estado é privilegiado com inúmeras provas, pesquise e você encontrará quase que semanalmente.

Seguindo esses passos e dicas, você com certeza terá melhor proveito desse exercício magnífico, busque orientação sempre. E você que já caminha a algum tempo o que acha de começar a trotar? A galera que corre, talvez seja a hora de almejar metas maiores, como provas de 5km, 10km e quem sabe uma meia maratona ou maratona? #Ficaadica

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Lembrem-se de se exercitar com segurança e orientação, caso vocês queiram que eu aborde sobre um assunto. Comente aqui em baixo. Um abraço e bom treino!