Carnaval para todos os gostos

Por mais que alguns tentem fugir, o Carnaval *chegou! E por alguns dias todo mundo afrouxa um pouco a gravata, muda a dieta, e sai pra brincadeira! E o *Rio de Janeiro tem um dos maiores carnavais do país, sem dúvida. Para além da grande e televisionada festa das Escolas de Samba, a cidade está lotada de blocos, em todos os cantos da cidade, muitos bailes para todos os gostos, além dos muitos atrativos naturais que ganham a cor do Carnaval, como praias, parques, etc. Então acho que vale algumas dicas:

No Centro da cidade, esse ano, o palco dos shows *de rua, o chamado ?Palco Rio Marchinhas? mudou de endereço: saiu dos *Arcos da Lapa e foi para a Praça Tiradentes em função de alterações no trânsito da cidade. Contará com shows aguardados como Teresa Cristina, Casuarina, Cordão do Boitatá, Rio Maracatu, Bangalafumenga, Orquestra Popular Céu na Terra, dentre outros. Vale a pena!

No Aterro do Flamengo, que vem se firmando como um dos principais locais de trânsito de blocos, a previsão é de cerca de 300 mil foliões em 3 dias, divididos nos desfiles/shows dos blocos: Bangalafumenga no domingo, dessa vez desfilando; Sargento Pimenta com enredo falando da Copa na segunda; e na terça a Orquestra Voadora com a presença de acrobatas e pernas-de-pau. É show mesmo!

A Orquestra Voadora vai sacudir o Aterro do Flamengo na terçaA Orquestra Voadora vai sacudir o Aterro do Flamengo na terça

Quem vai para a Avenida assistir ao desfile das Escolas de Samba, vale a pena se ligar no trânsito, que vai piorar! O Metrô vai funcionar permanentemente durante o Carnaval, e a Prefeitura pede que os foliões optem pelo transporte coletivo para ter acesso ao Centro e respeitem os locais de proibição de estacionamento. Moradores das proximidades do Sambódromo *deverão portar um comprovante de residência (conta de luz, gás ou telefone) para que possam transitar pelas ruas bloqueadas.
*

Trânsito e Cultura

Por falar em trânsito, o Rio está em tal processo de mudanças no trânsito, não só no Centro, mas em vários pontos da cidade, que há quem diga que a cidade está dando um nó! E se alguém achava que o que acontece nas ruas não é assunto de Carnaval, se enganou. A campeã da 9ª edição do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas da Fundição Progresso se chama ?Cadê a viga?? e menciona a obra da Perimetral, que tanto tem sido falada (e sentida) na cidade.

A marchinha campeã teve como inspiração a notícia de que seis vigas, cada uma delas com 40 metros de extensão, pesando ao todo 120 toneladas, desapareceram misteriosamente de um terreno nas proximidades do Elevado da Perimetral no ano passado, em função das obras!

O bom humor de Cassio e Rita Tucunduva fez a diferença no COncurso das Marchinhas O bom humor da letra de Cassio e Rita Tucunduva levou o Concurso das Marchinhas

Com versos como: ?Senhor prefeito, não é intriga / Aonde foi que enfiaram aquela viga? / Aquela viga é grossa pra chuchu! / Vai ver até que esconderam no Caju?, a marchinha mostra que, mais do que nunca, a sátira e o deboche continuam sendo o tom com que se comenta as notícias da cidade, inclusive do nosso trânsito!!

Vale lembrar que o Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas foi lançado em 2005, sendo considerado fundamental na retomada do Carnaval de rua do Rio de Janeiro e do país. Até a atual edição, mais de 7.000 composições foram inscritas na disputa, vindas de todos os estados brasileiros.

Carnaval ao estilo New Orleans

Vale uma dica para aqueles que não vão embarcar na folia. Acontece na Rua do Lavradio, na Lapa, nos quatro dias de carnaval, o ?Lavradio Jazz Fest? em sua 2ª. edição. Tendo como estilo marcante o ?jazz dixieland? marca do Carnaval de New Orleans, o evento contará com dois shows por dia, na Rua do Lavradio em frente ao número 36, sempre a partir das 13h. Algumas atrações são: Alma Thomas & Perdido Band ?Louis Armstrong Tribute?; Orleans Original Jazz; Quinteto Rádio Swing; Baixada Jazz Big Band e All That Jazz Band. Let?s Jazz!!

A Baixada Jazz Big Band é uma das atrações da LavradioA Baixada Jazz Big Band é uma das atrações da Rua do Lavradio

Oscar atrasado!

E se você prefere assistir à cerimônia do Oscar 2014, a invés do desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, é melhor se ligar na TV fechada! Como nesse ano o Oscar irá coincidir com o domingo de Carnaval (2 de março), a TV Globo que costuma transmitir a grande premiação mundial do cinema irá apenas transmitir flashes da premiação durante o desfile.

No dia seguinte, à tarde, a emissora exibirá um compacto com os melhores momentos da premiação, para os cinéfilos que conseguirem suportar! Só pra avisar: caso você não aguente de curiosidade para saber se o Oscar de melhor filme foi para um dos favoritos (?Gravidade?, ?Trapaça?, ou ?12 Anos de Escravidão?), a exibição ao vivo da premiação está prometida pela TNT! Talvez ainda dê tempo de assinar, ou de correr pra casa de algum amigo cinéfilo!

No fim das contas: Boa Festa! Seja ela do Carnaval, ou do cinema!!