Cerveja Eisenbahn: A Ferrovia

*Conheça um pouco mais sobre o universo da Cerveja: *

A cerveja (do gaulês, através do latim servisia ) é uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada. Acredita-se que tenha sido uma das primeiras bebidas alcoólicas que foram criadas pelo ser humano. Atualmente, é a terceira bebida mais popular do mundo, logo depois da água e do chá. É a bebida alcoólica mais consumida no mundo atualmente.

Como é feita a cerveja?

Com a fermentação da mistura de malte, lúpulo e água. Esses são os ingredientes básicos descritos na Reinheitsgebot, a Lei de Pureza da Cerveja, um decreto alimentar criado em 1516 pelo duque da Baviera (um estado alemão) e seguido à risca até hoje por muitas fábricas, principalmente da Alemanha e da Bélgica. Geralmente, a cerveja é produzida de malte feito de cevada. Mas algumas receitas permitem o uso de outros cereais, como trigo e arroz, e podem incluir diferentes ingredientes para reproduzir sabores como café, mel, rapadura, limão e outros. Embora a cerveja não tenha uma origem definida, ela é certamente uma das bebidas mais antigas da humanidade, com registros desde 4 mil a.C.

Conheça um pouco sobre Eisenbahn, que vem se destacando no cenário nacional:

Eisenbahn – A Ferrovia

*Eisenbahn, que na sua tradução significa “Ferrovia” *é uma cervejaria internacionalmente premiada localizada em Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Fundada em 2002, atualmente ela pertencente ao grupo Brasil Kirin. Produz cerveja e chope seguindo a Reinheitsgebot, a lei alemã de pureza, e com uma grande variedade de sabores e tipos de fermentação. O nome, que significa “ferrovia” em alemão, é uma analogia a uma antiga estação ferroviária, localizada próxima ao edifício utilizado agora pela fábrica e pelo bar da mesma.

Tipos De Cervejas:

*Pilsen *– A  Eisenbahn Pilsen é dourada, leve e saborosa. Tem o autentico sabor das melhores cervejas com puro malte de cevada.

Harmonização: Entre os pratos com que combina estão peixes delicados, mariscos, crustáceos, comida japonesa, salsichas e saladas. Entre os queijos, harmoniza com brie, camembert e mozarela de búfala, os de casca natural, como chabichou e crottin de chavignol, chèvre e chèvre à I’huile.

Kölsch – A Kölsch é um tipo de cerveja originário de Colônia, na Alemanha. De cor dourada e de alta fermentação, é produzida com quatro tipos de malte, entre eles o malte de trigo.

Harmonização: Combinação perfeita com pratos da culinária alemã, como salsichas diversas, carne de porco defumada ou não, como o tradicional Eisbein ( Joelho de porco ).

*Pale Ale *– A Pale Ale é uma cerveja de alta fermentação, de coloração âmbar, sabor vigoroso e marcante, como as clássicas ales belgas.

Harmonização: Combina com salsichas em geral, chucrute, carneiro com alecrim, carne de porco ( costela assada ou grelhada ), frango assado com ervas e peru.

Weizenbier – É uma tradicional cerveja de trigo do sul da Alemanha. Conserva, em cada copo, a levedura cervejeira, ganhando aparência turva e aroma com notas de cravo e banana.

Harmonização: Combina com comidas mexicana, tailandesa, indiana e chinesa, salsicha de carne de vitela branca com mostarda doce, carne de porco assada, frutos do mar ao vapor e lagosta.

Dunkel – A Dunkel não é escurecida com caramelo ou corantes, mas sim com malte de cevada torrado, que lhe confere paladar e aroma com notas de torrefação que lembram café.

*Harmonização: *Combina com feijoada, carne de porco com molhos de frutas, chucrute, carnes assadas, peixes encorpados, molho funghi e comida chinesa. E combina também com Charutos.

Strong Golden Ale – Dourada e de alto teor alcoólico, essa poderosa cerveja de estilo belga é produzida há centenas de anos e possui sabor levemente adocicado e aroma frutado.

Harmonização: Combina com frutos do mar, comidas indianas e tailandesa, fondue de queijo e ostras.

*Rauchbier *– Desenvolvida especialmente para harmonizar com os sabores presentes nos charutos, ela é produzida com maltes defumados da região de Bamberg, na Alemanha, onde fica a melhor e mais tradicional maltaria do mundo.

Harmonização: Combina com charutos, alimentos defumados, carne de porco, frios e frutos do mar. Além do churrasco, costelinha de porco com molho barbecue e comida mexicana.

*Weihnachts Ale *– A Weihnachts Ale é uma cerveja de Natal, com uma receita especial. É produzida seguindo a tradição dos antigos monges, que separavam os melhores ingredientes do ano para festejar o Natal.

Harmonização: Combina com carne de carneiro, porco, gado e com peru grelhado ou assado. É perfeita na ceia de Natal.

Weizenbock – A Weizenbock é uma refinada cerveja escura de trigo, com alto teor alcoólico. Tem corpo intenso com notas de torrefação, sem perder o sabor e o aroma frutado da Eisenbahn Weizenbier.

*Harmonização: *Combina com pato, carne de cervo, carne de vitela, goulash e comida chinesa.

Orgânica – A Orgânica é uma cerveja do tipo pilsen. É a primeira cerveja orgânica do Brasil, feita com cevada e lúpulo cultivados sem fertilizantes sintéticos e agrotóxicos.

*Harmonização: *Combina com peixes delicados, mariscos, crustáceos, sushi, salsicha e saladas.

BierLikör – A cerveja virou licor. O Eisenbahn BierLikör é uma bebida licorosa e doce, elaborada a partir da Eisenbahn Dunkel. Seu sabor é suave e refinado, com notas de chocolate, café e baunilha. Possui coloração escura e baixo amargor.

Harmonização: Ideal para aperitivo e como acompanhamento de sobremesas.