Feriadão, churrascão... veja como preparar um saboroso churrasco

O Elefante Gourmet resolveu te dar uma mãozinha e lhe ensina a preparar um saboroso churrasco de picanha neste feriado prolongado.

Para fazer um churrasco de qualidade em sua casa, sem ter que contratar um profissional, basta seguir as dicas do Elefante:

 Dica 1 ? Para um corte ideal para espeto temos que primeiro identificar se a picanha comprada é esquerda ou direita, é isso mesmo, existe picanha de ambos os lados. Para isso apoie sua mão direita em cima da peça da picanha, se a parte grossa da gordura estiver em baixo do seu dedão temos uma picanha direita, se isso não acontecer, pegue a peça com a mão da esquerda e repita o processo, se a parte grossa da gordura estiver em baixo do seu dedão essa é uma peça de picanha esquerda.

Picanha Direita e Esquerda

Picanha direita

Picanha Direita e Esquerda 2

Picanha esquerda

Dica 2 ? Agora que identificamos o lado da picanha chegou a hora de fazer o corte. De acordo com sua picanha, inicie o corte na diagonal, conforme a foto abaixo, mantendo a espessura de 2 cm. O objetivo desse corte é manter o sulco da carne e fazer com que o excesso de sal não interfira no sabor final da carne.

Corte 2

Picanha direita

Corte 3

Picanha esquerda

Dica 3 ? Para espetar de maneira correta, pegue a carne com a gordura grossa dentro da palma da sua mão. Espete primeiro o lado da gordura grossa e em seguida puxe para baixo até a carne ser espetada por completo.

Corte 4

Espeto 2

Dica 4 ? Como o corte foi feito de forma correta, você precisa cobrir toda a carne com um sal grosso de boa qualidade. O sal em alta temperatura é responsável pela selagem da carne o que o torna mais suculenta e saborosa.

Selando a carne

Dica 5 ? A churrasqueira tem que estar com um calor forte e o fogo tem que manter uma distância de 20 cm da carne. Atenção às labaredas, em seu aparecimento troque o espeto de lugar. Tenha cuidado ao manusear o espeto para não retirar o sal da cobertura da carne.

Fogo

Dica 6 ? Quando a gordura estiver banhando um dos lados da carne, significa que este lado foi selado e agora você já pode virar o espeto para fazer o mesmo do outro lado da carne.

Fogo 2

Dica 7 ? Agora que os dois lados foram selados, chegou a hora de fazer o corte. Primeiro vamos fazer um teste. Retire o espeto e posicione em cima da tabua de carne, sem eliminar o sal, repare que acontecerá apenas um gotejamento de gordura. Isso ocorre pelo fato da carne ainda está protegida pelo sal. Agora retire o sal batendo o espeto e repita o procedimento. Você terá uma carne suculenta pois o sulco, na ausência do sal, começará a ser eliminado do seu interior.

Fatiamento

Dica 8 ? Para fatiar comece a cortar pela ponta da fibra, conforme a foto abaixo.

Fatiamento 3

Este processo de corte, forma de espetar e selagem vai garantir uma picanha saborosa e um churrasco de sucesso!

Deu água na boca mas está sem tempo para preparar o seu churrasco? Consulte o guia do Elefante Verde e descubra os melhores ambientes gastronômicos para curtir o seu feriado.

Bom feriado a todos e um excelente churrasco!

fonte: Buena Carne